CFVV CFVV Author
Title: Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
Cidades que compõem o circuito: Tiradentes (matéria completa) Carrancas (matéria completa) São João Del'Rei ( onde ficar ) Bar...

Cidades que compõem o circuito:

Tiradentes (matéria completa)
Carrancas (matéria completa)
São João Del'Rei (
onde ficar)
Barbacena (
onde ficar)
Entre Rios de Minas (
onde ficar)
Cel. Xavier Chaves (
onde ficar)
Lagoa Dourada (
onde ficar)
Santa Cruz de Minas (
onde ficar)
Resende Costa (
onde ficar)
Barroso
Dores do Campo
Prados
Ritápolis
São Tiago
Conceição da Barra de Minas
Nazareno
Ibituruna
Madre de Deus de Minas
Antônio Carlos
Piedade do Rio Grande

Um dos mais representativos patrimônios histórico-culturais do Estado.

Os bandeirantes abriram as primeiras trilhas, os inconfidentes traçaram os caminhos da soberania nacional, os artistas desenharam o barroco e os tropeiros fixaram hábitos de hospitalidade.

Os municípios que integram este Circuito Turístico evocam tradição e poesia, guardando em seus caminhos e recantos parte significativa da história de Minas e do Brasil. Berço do herói da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, e do ex-presidente Tancredo Neves, é o destino ideal para quem aprecia belas paisagens, arte e manifestações culturais típicas que exaltam a autêntica cultura mineira.

O Circuito leva este nome porque, dos 23 inconfidentes mineiros, nove residiram na Comarca do Rio das Mortes, cuja sede era a Vila de São João del-Rei. Cortado pela Estrada Real, por onde passaram os primeiros colonizadores e os libertários comandados por Tiradentes, este é um Circuito de vasta riqueza.

O clima da região é muito agradável. No inverno, os visitantes são favorecidos pelo aconchego das pousadas e restaurantes e, no restante do ano, podem realizar cavalgadas e caminhadas por trilhas centenárias ou tomar refrescantes banhos em cachoeiras de águas cristalinas.

Em todo o Circuito há diversas manifestações culturais – pintura, escultura, música e culinária. O artesanato é de grande versatilidade e beleza, preservando a identidade e tradição de um povo que transforma o utilitário em verdadeiras obras de arte.

A produção de eventos culturais também é efervescente, como a realização do Inverno Cultural pela Universidade Federal de São João del-Rei, o Festival de Literatura de São João del-Rei, a Festa do Café-com-Biscoito de São Tiago, o Festival de Música de Prados, entre outros. Em Tiradentes, dois eventos ganharam fama nacional: a Mostra de Cinema e o Festival de Gastronomia.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top