Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: PROJETO EXPRESSO VALE VERDE
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
Estação Lavras MG - Nos trilhos de bitola métrica da linha tronco Angra dos Reis - Goiandira Lavras está mais perto de ver seus tril...

Estação Lavras MG - Nos trilhos de bitola métrica da linha tronco Angra dos Reis - Goiandira
Lavras está mais perto de ver seus trilhos, suas estações e, principalmente, sua população felizes novamente, já que desde 1 de abril de 1895 teve sua estação aberta nos trilhos de bitola métrica da Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) e a partir de então, Lavras nunca mais foi a mesma. Assim como não será mais a mesma quando o Trem Turístico iniciar suas atividades. O “Projeto Expresso Vale Verde” está saindo do papel para os trilhos e colocando Lavras nos roteiros turísticos por todo o planeta. O Brasil vem a cada ano se superando em número de visitantes e há a necessidade urgente de novos itinerários, principalmente de viagens comerciais.
Pirambeira de Itumirim MG
 
Lavras e a região que fazem parte do Projeto Expresso Vale Verde são privilegiadas nestes quesitos e, portanto, possuem capacidade inegável de sucesso absoluto. Em um projeto dessa magnitude deve-se ressaltar também a importância da conservação de bens ferroviários, história intrínseca na alma de cada cidadão da região abrangida, bem como a inquestionável vantagem financeira para aqueles que poderão utilizar do Projeto Expresso Vale Verde para se colocarem sócio e economicamente em uma situação superior a atual.
As Officinas da EFOM - Lavras MG
É uma ação de resgate de décadas de investimento de dinheiro público que estava com a iniciativa privada de volta aos braços da população. Será para muitos, com certeza, a oportunidade de reencontro com suas raízes, no entanto, e mais importante, o conhecer para as novas gerações do que é o prazer de uma viagem de trem.

Locomotiva 233 da RMV


Estação Costa Pinto - Município de Lavras MG - Ramal Lavras x Três  Corações
 
Pelo mundo, são inúmeros os roteiros sobre trilhos, vamos conhecer alguns deles:
Nariz del Diabo (Equador) - Os surfistas de trem cariocas podem se sentir em casa no Equador. Em Riobamba, a três horas da capital Quito, o trem percorre vales e montanhas da região central do país, apresentando detalhes da natureza e da vida indígena aos turistas, que ficam todos bem acomodados sobre os vagões.

Furka Cogwheel Steam Railway (Suíça) - Existem diversas opções de trens de alta velocidade e sofisticação que cruzam os Alpes suíços. Mas para quem procura charme, o trajeto que liga Realp a Oberwald pode ser feito em um tradicional trem a vapor de mais de 80 anos restaurado por um grupo de aposentados da companhia ferroviária estatal.
Rovos Rail (África) - Um safári pela África sobre trilhos. Antigos vagões reformados oferecem o conforto no que promete ser um dos mais luxuosos trens do mundo. O destaque é a viagem anual entre Cape Town, na África do Sul, e o Cairo, no Egito, cruzando o continente sobre trilhos em 34 dias.

Alaska Railroad - EUA - Para quem gosta de frio extremo, o Alasca é uma ótima opção. A ferrovia liga Fairbanks a Anchorage, na costa sudoeste, em uma viagem de 12 horas entre montanhas e vales do inóspito estado. O trem promete ser a melhor opção de conhecer o topo de continente americano.
Trem do fim do mundo (Argentina)- No extremo da América do Sul, um trem no Ushuaia, na Argentina, leva os turistas para conhecerem a cidade mais austral do mundo. O passeio começa na estação 'Fin del mundo', que dá nome ao passeio, passando pelas belezas naturais do Parque Nacional da Terra do Fogo. Abaixo, só a Antártida.

Expresso do Oriente (Europa) - Famoso seja pela música dos Paralamas do Sucesso ou o livro de Agatha Christie, o Expresso do Oriente carrega o glamour dos tempos áureos em que ligava Paris à cidade de Constantinopla (hoje Istambul) na década de 30. Hoje o percurso vai de Londres até Veneza, passando pela capital francesa.
Eastern & Oriental Express (Ásia) - A versão asiática do Expresso do Oriente liga Bancoc, na Tailândia, até Singapura, cruzando a Malásia de ponta a ponta. Carregando o charme e o luxo do irmão europeu, o trajeto apresenta aos turistas as belezas naturais da região, contrastando com extensos campos alagados de plantação de arroz.

Flam Railway (Noruega) - O percurso é de apenas 20 quilômetros e demora cerca de 60 minutos para ser percorrido, mas é uma complexa obra da engenharia ferroviária. A viagem é uma das mais íngremes do mundo, e leva os passageiros da montanha de Myrdal até o fiorde mais profundo da Europa, o Sognefjorden.
Trem da Morte (Bolívia) - Um dos caminhos preferidos dos mochileiros que vão a Machu Picchu, no Peru, o trem liga a cidade de Quijarro, fronteira com Corumbá (MS), à Santa Cruz de La Sierra. Apesar do nome, o trem já deixou de oferecer tanto perigo, mas é uma opção para mergulhar de cabeça na cultura do país.

Qinghai-Tibet Railway (China) - É a ferrovia mais alta do mundo, chegando a cinco mil metros em relação ao nível do mar em Tanggula Pass, no Tibete. É a primeira a ligar a região autônoma a qualquer outra província chinesa, conectando Xining, em Qinghai, a Lhasa, no Tibete, por quase dois mil quilômetros de trilhos.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top