Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Trem da bauxita entre Cataguases e Barão de Angra, parece estar salvo - por enquanto...
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
"A Supram (Superintendência Regional de Regulamentação Ambiental) da Zona da Mata, com sede em Ubá, concedeu licença ambiental prévia ...
"A Supram (Superintendência Regional de Regulamentação Ambiental) da Zona da Mata, com sede em Ubá, concedeu licença ambiental prévia e licença de instalação por seis anos à Ita Transporte Ltda, empresa responsável pelo carregamento de minério lavado aos caminhões transportadores terceirizados, que prestam serviço a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) no transporte da bauxita. A autorização ocorreu em reunião realizada no final de setembro. Com a permissão, a empresa vai construir um novo terminal de carga no município de Leopoldina, mais precisamente na Fazenda Laranjeiras, numa área de três hectares, no distrito de Ribeiro Junqueira, próximo à divisa com Laranjal, às margens da BR-116.
 
 
Conforme o documento que deferiu o pedido da empresa, o empreendimento aprovado é semelhante ao que existe atualmente nas imediações de Cataguases, na localidade conhecida como Barão de Camargo. Consiste em uma unidade de pequeno porte que tem a função de receber a bauxita proveniente das unidades de processamento da região, transportada por caminhões e embarcá-la nos vagões da Ferrovia Centro Atlântica - FCA, com destino a estação de Barão de Angra, município de Paraíba do Sul (RJ), onde é feita a conexão devida, com alteração de bitola na linha férrea, seguindo daí em diante para o município de Alumina (SP), onde são processados.
O novo terminal de minério terá capacidade de embarque de 120 mil toneladas/mês, totalizando no período de um ano 1,44 milhões de toneladas. Neste local haverá uma redução das distâncias percorridas de 80 Km pelos caminhões e de 68 Km pelos trens, considerando ida e volta. As obras para a implantação do novo terminal consistem na construção do pátio de descarga e carga de minério (embarcadouro) que terá 15 mil metros quadrados. Completam as instalações físicas do novo terminal um container com 29,74 metros quadrados que será adaptado para servir à administração do empreendimento, estacionamento com 50 metros quadrados, um galpão com 60 metros quadrados destinado à manutenção dos veículos e um outro container, com 11,32 metros quadrados que será usado para a guarda de materiais e abrigo de resíduos sólidos.
Com o novo Terminal de Minério o trecho da rota Leopoldina a Cataguases, com 20 km de extensão será excluído, bem como um total de 20 km do trecho de Leopoldina ao Terminal. Assim que o novo embarcadouro ficar pronto ele receberá todo o minério oriundo da unidade da empresa em Miraí e, por isso, haverá significativa redução do tráfego de trens no centro de Cataguases com tendência a zerar esta rota tão logo seja interrompida a extração de bauxita pela unidade da CBA em Itamarati de Minas, conforme a própria empresa anunciou no começo deste ano. A expectativa é de que o novo embarcadouro esteja funcionando no começo de 2014."
Autor: Cristina Quirino

Ótima notícia, mas ainda é cedo para comemorar.
Pelo visto a FCA a CBA vão manter o trem de bauxita entre Barão de Camargo/MG e Barão de Angra/RJ. pelo menos até 2018 extensivo até 2024.
As reservas de bauxita na Zona da Mata mineira tem expectativa de 30 anos ou mais. Tomara que agora, pelo menos este trecho seja salvo e continue operando, pois na Resolução 4.131 da ANTT que trata de sua devolução, o mesmo é considerado como economicamente viável.
O que intriga é o uso de caminhões das minas até o pátio em Leopoldina que será construído...Porque não manter o carregamento em Barão de Camargo e até mesmo criar um ramal até Miraí (que já existiu um dia, da antiga Leopoldina)? Afinal o leito da ferrovia está lá e poderia ser usado para escoar toda a bauxita desta região das Minas Gerais.
Fica a ideia e tomara que o bom senso realmente tenham tomado conta do pessoal da FCA, da CBA e do governo federal.
É ver para crer!

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top