tag:blogger.com,1999:blog-329119736670751995.post3574994354324922936..comments2024-01-08T10:27:57.451-03:00Comments on CFVV - SUL DE MINAS: Ferrovia Campinas Belo Horizonte a reconstrução - A FERROVIA MAIS VIVA QUE NUNCA!CFVVhttp://www.blogger.com/profile/04916851665389403875noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-329119736670751995.post-62439537854532229342013-07-06T12:43:41.359-03:002013-07-06T12:43:41.359-03:00”Alternativa tecnicamente melhor de expansão da fe...”Alternativa tecnicamente melhor de expansão da ferrovia Norte Sul para Minas e São Paulo”<br /><br />Prezados, consultando alguns sites que tratam dos assuntos ferroviários deparei-me com esta proposta de expansão do trajeto para linha ferroviária Norte Sul, que além de mais vantajosa com relação à proposta original, que está planejada para passar pelos extremos oeste mineiro e paulista em locais de baixa demanda, e na contra mão do fluxo de cargas, ela é extremamente benéfica, econômica, de mais rápida implantação e tecnicamente mais conveniente principalmente para uma região importantíssima em Minas, o Triângulo Mineiro, que de sua divisa com Goiás como Monte Alegre de Minas, Prata e Frutal, ou ainda por Araguari, Uberlândia e Uberaba atualmente servidas por uma ferrovia particular, a Centro Atlântica antiga Mogiana que utiliza a bitola métrica que finalmente poderá ter sua ligação com São Paulo rumo ao porto, que é logisticamente mais conveniente, evitando que haja um trajeto inútil “passeio” pelo interior.<br />Quando adentrar ao centro norte de São Paulo na cidade de Colômbia, se irá restaurar, reaproveitar e revitalizar praticamente 100% da malha paulista existente rumo ao interior que hoje se encontram ociosas ou subutilizadas, além do fato de terminar exatamente no mesmo local, o município de Panorama, podendo eventualmente ser utilizada para os futuros trens regionais de passageiros. <br />“Como conseguir 700 km de ferrovias a custo mínimo” onde pode ser visualizado um mapa, além de texto completo explicativo no blog "São Paulo TREM jeito". Paulo Roberto FilomenoLeoninoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-329119736670751995.post-8409778746512693802012-07-19T20:20:27.640-03:002012-07-19T20:20:27.640-03:00Ao anônimo do primeiro comentário: Amigo, o trecho...Ao anônimo do primeiro comentário: Amigo, o trecho entre Cruzeiro e Três Corações não chegou a ser arrendado pela FCA; foi fechado pela RFFSA. É um trecho sem importância alguma para o transporte de carga ferroviária, pois, em Cruzeiro o que tem é bitola larga. Quanto a rota Campinas/Belo Horizonte, é perfeita a idéia.<br /><br />CássioAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-329119736670751995.post-72424001290155693032011-11-14T20:28:18.051-02:002011-11-14T20:28:18.051-02:00É mais um passo importante para a revitalização da...É mais um passo importante para a revitalização das ferrovias no Brasil. Lembrando que o Trecho entre Cruzeiro e Três Corações está jogado e praticamente abandonado pela FCA. Quantas mil pessoas vivem neste trecho? Será que não é viável para o comércio, industria ou transporte de passageiros? Durante as chuvas os passageiros além de ficar na mão de poucas empresas de ônibus que cobram uma passagem assustadoramente cara ainda tem que enfrentar os constantes deslisamentos de terra nas serras da região. Serras essas extremamente perigosas e com muitos acidentes. Governos de Minas Gerais e São Paulo deveriam pensar neste importante ponto do país.Anonymousnoreply@blogger.com