CFVV CFVV Author
Title: Trem de Paranapiacaba começa em julho
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
10/06/2010 Os carros Budd-Mafersa foram cedidos pela ABPF para o Expresso Turístico A Secretaria dos Transportes Metropolitanos pretende ini...

10/06/2010

Clique para ampliar
Os carros Budd-Mafersa foram cedidos pela ABPF para o Expresso Turístico

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos pretende iniciar no dia 04 de julho o serviço de Expresso Turístico para Paranapiacaba. As obras para receber o trem turístico estão em fase de finalização e a viagem inaugural, para autoridades e convidados, deve ocorrer no dia 18 de junho, informou o secretário adjunto dos Transportes Metropolitanos, João Paulo de Jesus Lopes, à Revista Ferroviária.

Para viabilizar o projeto, a secretaria fez parcerias com a MRS Logística, operadora da linha que passa pela Vila, e com a prefeitura de Santo André. A MRS está concluindo o desvio na via para levar o trem até um galpão histórico, onde será feito o desembarque dos passsageiros. Já a prefeitura de Santo André está cuidando da plataforma de desembarque. A operação será feita pela CPTM, que já realiza os trajetos para Jundiaí e Mogi das Cruzes.

No primeiro mês, o passeio será semanal, partindo da estação da Luz aos domingos, para que as pessoas possam curtir o Festival de Inverno de Paranapiacaba. E a partir de agosto passa a ser quinzenal.

Na Vila, os passageiros poderão fazer o roteiro histórico e participar do Festival de Inverno, que acontece durante o mês de julho. Visita ao Museu Ferroviário mantido pela ABPF, passeio de Maria Fumaça e pela Vila histórica construída pelos ingleses da antiga São Paulo Railway fazem parte das atrações do passeio. A secretaria estuda com a prefeitura a implantação de passeios ecológicos pela Serra do Mar.

O trem será o mesmo utilizado nos roteiros do Expresso Turístico – que aos sábados segue para Jundiaí e aos domingos para Mogi das Cruzes e Paranapiacaba, de forma intercalada.

Outras informações sobre o Expresso Turístico estão disponíveis no site daCPTM.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

Unknown disse... 11 de junho de 2010 às 19:45

Melhor que nada! Mas ainda assim é muito alarido para pouco resultado. Paranapiacaba precisa muito mais do que um Trem Turístico elitizado para voltar a despontar no cenário turístico da região como lhe é de direito. O fantasma que matou seu Sistema Funicular e esqueceu de enterrá-lo parece estar agindo da mesma forma sobre a Vila tão Famosa e tão DESPRESTIGIADA haja visto suas condições e a precariedade em que se encontra todo conjunto ferroviário. Parece que até a ABPF que é a mentenedora do museu e acervo ferroviário não encontra forças para resgatar e manter sua história devidamente. Quem visita a Vila com frequência nota a falta de zêlo nos últimos anos, até mesmo o Festival de Inverno que é a atração âncora está começando a sucumbir com redução de programação e qualidade da mesma afastando os turistas que tanto aguardavam esse evento em anos anteriores.
Implantação de trem regular aos fins de semana e feriados, mesmo que seja com baldeação em Rio Grande da Serra é o que se precisa como grande mostra de interesse público em alavancar a Vila novamente. Uma Vila Ferroviária, do quilate de Paranapiacaba, sem transporte ferroviário regular, só no BRASIL mesmo, que mico!!!

 
Top