CFVV CFVV Author
Title: REVITALIZAÇÃO DA ESTAÇÃO COSTA PINTO É INICIATIVA DO CIRCUÍTO FERROVIÁRIO VALE VERDE E DO INSTITUTO CIDADES
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
Para alavancar o trabalho proposto, o CFVV e o Instituto Cidades decidiram, fechar uma parceria com a iniciativa privada através de ...

Para alavancar o trabalho proposto, o CFVV e o Instituto Cidades decidiram, fechar uma parceria com a iniciativa privada através de patrocínio com empresas lavrenses, a Master Empório das Tintas, revendedora Sherwin Williams, Lavrícola e loja de moda infantil Pititico, que farão juntos a revitalização da famosa Estação Costa Pinto. 

“Investir em arte e cultura é tão importante como dar mais cores na vida das pessoas. Por esse motivo, nós apostamos nesse projeto”, disseram os empresários Bruno Laurente Carvalho e Juliano Godinho da Master Empório das Tintas.


Hoje nossa cidade se encontra muito carente de um local adequado para alguns eventos em prol da sociedade, revitalizar a estação Costa Pinto é algo de grande importância, porque contaremos com um espaço bem localizado e amplo para eventos de diversos formatos. O que trará vida novamente ao local e possibilitará uma manutenção mais constante.

Raquel Possato
As parcerias firmadas em prol da manutenção da histórica estação que abriga um pequeno teatro, foram fundamentais para que o desejo saísse do papel, e é com grande alegria que aguardamos ansiosos pelo primeiro evento pós manutenção, o desfile Aquarela de Inverno que tem como intuito unir moda e cultura. Para a empresária Rackel Possato, da loja Pititico, a cidade se encontra muito carente de locais para eventos culturais. “Revitalizar a estação Costa Pinto é algo de grande importância, pois contaremos com um espaço bem localizado e amplo para eventos de diversos formatos. Meus sinceros agradecimentos a todos envolvidos que não mediram esforços para realização desse projeto”. Ela anunciou a realização do Desfile Aquarela de Inverno no espaço com a apresentação da peça Os Três Porquinhos e o Lobo.


O desfile contará com a Companhia do Reis apresentando a peça: Os Três Porquinhos e o Lobo!

As cores que serão aplicadas na estação serão as originais, como na foto da estação de Carmo da Cachoeira, salvo algumas alterações na tonalidade das mesmas cores, tendendo para o mais escuro ou o mais claro, que consideramos mais adequadas segundo os levantamentos históricos e por fotos de outras estações de antiga RFFSA. As cores originais são o Bordô escuro, amarelo canário, azul bebê e cinza.



Meus sinceros agradecimentos a todos envolvidos, pois não mediram esforços para realização desse projeto.


CONHEÇA UM POUCO DA HISTORIA DA ESTAÇÃO:

A estação se encontra no ramal que liga Lavras a Três Corações. O ramal foi aberto entre os anos de 1918 e de 1926, porém, a partir de 1966, passou a entroncar-se não mais na estação de Lavras, mas somente na estação de Prudente, mais tarde chamada de Engenheiro Behring, que Funciona hoje apenas como base para trens cargueiros da FCA.

A estação Costa Pinto foi aberta em 1926. Esta estação foi construída na região do Bicame e foi inaugurada pela Rede Sul Mineira em 1 de setembro de 1926, com o propósito de ligar Lavras ao ramal de Três Corações, Cruzeiro. A inauguração desse ramal provocou verdadeiro entusiasmo e justas manifestações de alegria na população das duas cidades, em razão da facilidade da exportação do café do sul e oeste do Estado para os dois principais centros de mercados do país: Rio de Janeiro e Santos. O primeiro trem de passageiros saiu às 7 horas da manhã do dia 1 de setembro de 1926, partindo de Lavras para Três Corações, onde chegou às 11 horas e 35 minutos sob o estrugir de centenas de fogos e de vivas, além de aclamações aos Drs. Melo Viana, Antônio Carlos e Abrahão Leite, Diretor da Sul Mineira.


A estação de Costa Pinto teria sido aberta com o nome de Estação do Bicame, mas em julho de 1936 adotou o nome atual em homenagem ao médico e político municipal, Dr. Antônio da Costa Pinto, falecido em junho de 1927. Esta nomeação em 1936, no entanto, parece estar com a data errada: há pelo menos uma foto da estação publicada em 1934, dois anos antes, que mostra já a estação com esse nome. A estação era também chamada popularmente de Lavras da RMV. 


A estação, quando em operação, tinha grande movimento de cargas e de passageiros. Porém, em 1965, com a reforma administrativa da RFFSA e a instalação da Viação Férrea Centro Oeste (VFCO), esta criada em 5 de fevereiro de 1965, a estação foi desativada. A VFCO operava, com exclusividade, o porto de Angra dos Reis e as mercadorias mais transportadas nesse período eram cimento, ferro gusa, calcário e carvão de pedra. As cargas nessa ocasião passaram a ser aceitas somente em vagões fretados e transportadas de ponta a ponta, tendo sido o transporte agro-pecuário e mercadorias de pequeno valor suprimidos, trazendo grandes prejuízos entre as estações próximas. Fechada, tornou-se teatro em 1994. "Antigamente, quem ia de Três Corações a Barra Mansa, por exemplo, passava por Costa Pinto e não pela estação da EFOM. Entretanto, quem ia de Três Corações a Belo Horizonte, passava primeiro por Costa Pinto, depois ia até Lavras-Principal, seguia para Ribeirão Vermelho e depois tomava a linha de Divinópolis, pegando um trecho de bitola mista (bitolinha e métrica) até para os lados de Aureliano Mourão" (José Agenor, 05/2005).

FOTOS DO INICIO DA OBRA DE REVITALIZAÇÃO:












Primeira demão está sendo aplicada, logo estará toda renovada com as cores originas da RFFSA.









About Author

Advertisement

Next
This is the most recent post.
Previous
Postagem mais antiga

Postar um comentário

 
Top