CFVV CFVV Author
Title: POLICIAIS MILITARES RECEBEM PALESTRA SOBRE PROJETO DE TRÂNSITO EM LAVRAS
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
O professor Elias Rodrigues é professor da Universidade Federal de Lavras e também o Coordenador da Comissão de Integração Social do CFVV. F...

O professor Elias Rodrigues é professor da Universidade Federal de Lavras e também o Coordenador da Comissão de Integração Social do CFVV.

Fonte Jornal Lavras 24 horas
Lavras/MG – Nos dias 23 e 24 de novembro/2010, mediante convite do Comando do 8.º BPM, o Professor Elias Rodrigues de Oliveira (UFLA) compareceu no auditório do 8.º BPM onde apresentou a palestra “Trânsito em Lavras: Do caos para harmonia, de quem é a responsabilidade?”

O Prof. Elias informou que os dados de sua apresentação foram baseadas no seu dia-a-dia, o qual afirmou que em sua concepção o ser humano não gosta de cumprir normas. Em seguida passou a discorrer sobre Sociedade, grupos sociais, normas e organizações.

Ainda falou sobre a formação do Estado como corporação formada por povo, território e governo, o qual deverá ser bem administrado, uma vez que a Administração Pública é a atuação indireta do povo nas organizações. Lembrando que na Administração Pública não há liberdade nem vontade pessoal. Enquanto que na Administração particular é licito fazer tudo que a lei não proíbe, na Administração pública só é permitido fazer aquilo que a lei autoriza.
Prosseguindo na explanação, o Prof. Elias apresentou o “Projeto Duas Rodas e Muitas Vidas”, cujo objetivo é desenvolver ações educativas visando baixar os números de acidentes de trânsito na cidade de Lavras/MG e, por conseguinte salvar vidas.
O projeto é realizado por um grupo de Professores e graduandos da UFLA e conta com a parceria de diversas entidades lavrenses (dentre tantas a PMMG). Segundo o Prof. Elias, o projeto vale-se de variadas estratégias para promover a conscientização dos motoristas e pedestres, tais como palestras em escolas, organizações públicas e privadas, motociatas e uma forma inovadora e ousada de mobilizar as pessoas, através da distribuição de alunos pelo centro da cidade usando megafone que emitem alertas aos pedestres e motoristas quando desrespeitam a faixa de pedestres.
Conforme muito bem argumentado pelo Prof. Elias, nos últimos anos a frota de veículos em Lavras só aumentou enquanto que a estrutura física das ruas permaneceu a mesma, o que acaba contribuindo para o caos no trânsito. Aliada a esse fato, ainda há a falta de respeito e cumprimento às normas de trânsito.

De acordo com o palestrante, os componentes do projeto realizaram uma pesquisa pelas ruas de Lavras/MG, onde 657 pessoas foram entrevistas, obtendo-se alguns dados importantes, senão vejamos:

Quanto ao comportamento dos pedestres:

– 58% não atravessam na faixa a eles destinada;

Quanto a legislação

– 64% entende que a fiscalização tem que ser mais rigorosa

Outros detalhes importantes apontados na pesquisa:

- Os veículos não costumam parar nas faixas onde não há sinais;
- Os ciclistas em sua grande maioria não usam nenhum tipo de equipamento de segurança e alguns transitam na contra mão de direção;
- Há insatisfação com o trânsito em geral;

Foram apontadas algumas soluções para o trânsito em Lavras, a saber:
- Necessidade de diversas ações educativas e de conscientização;
- Melhorar o cumprimento das normas e aumentar a fiscalização no trânsito;
- Melhorar o excesso de pontos de ônibus (na área central existem pontos a menos de 200 metros um do outro, o que contribui para o “engarrafamento”).

Finalizando foram apresentados dois vídeos da triste realidade, resultantes do desrespeito às normas do trânsito e o Professor Elias concluiu sua palestra reafirmando que “a responsabilidade no trânsito é questão de educação e todos temos que ser responsáveis, haja vista que no trânsito somos todos motoristas e também pedestres.”

QUANDO A SOCIEDADE CIVIL SE ORGANIZA, AS AÇÕES DE PREVENÇÃO SÃO BEM MAIS LEGITIMADAS. A PMMG SEMPRE APOIA TAIS INICIATIVAS.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top