Chegaram ao porto de Santos nesta quarta-feira (30/01) mais duas locomotivas fabricadas pela Stadler para a MRS. As máquinas já foram desembarcadas e aguardam liberação da Alfândega. Elas fazem parte da encomenda de sete locomotivas que vão substituir as antigas Hitachis que operam na cremalheira da Serra do Mar.
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Locomotiva sendo testada em Paranapiacaba (SP) |
As duas primeiras locomotivas chegaram ao Brasil em outubro do ano passado e estão sendo testadas na via. As outras três locomotivas serão embarcadas rumo ao Brasil na primeira quinzena de março e devem chegar ao país no início de abril.
Cada locomotiva tem cerca 18 metros, potência de 5.000 kW e força de tração de 700 kN. Elas utilizam rodas MWL (torneadas na Suíça para atender às tolerâncias do fabricante), aparelhos de choque AmstedMaxion e sapatas argentinas, da Siderea. Os motores são da Traktionssysteme Áustria. As locomotivas estão sendo fabricadas em Bussnang, na Suíça.
Com as novas máquinas, a MRS pretende aumentar sua capacidade, passando das atuais 7 milhões de toneladas úteis por ano para até 28 milhões de toneladas ano, por sentido. As novas locomotivas serão 50% mais eficientes do que as utilizadas atualmente - fabricadas pela Hitachi na década de 70. O valor do contrato é de R$ 120 milhões.
Crédito da foto: Albert Blum
Fonte: RFerroviaria
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