Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Ferrovia que ligará Minas Gerais à Bahia está orçada em R$ 10,6 bilhões
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
  O custo de implantação da ferrovia que ligará Belo Horizonte, em Minas Gerais, a Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (BA), ...
 
O custo de implantação da ferrovia que ligará Belo Horizonte, em Minas Gerais, a Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (BA), está estimado em R$ 10,66 bilhões, de acordo com o projeto de engenharia apresentado recentemente pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O trecho terá 1.419 km de extensão.

A ferrovia deve passar por 27 municípios de Minas Gerais: Capitão Eduardo, Santa Luzia, Vespasiano, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Matozinhos, Prudente de Morais, Sete Lagoas, Araçaí, Cordisburgo, Curvelo, Corinto, Augusto de Lima, Buenópolis, Joaquim Felício, Bocaiúva, Engenheiro Navarro, Glaucilândia, Montes Claros, Francisco Sá, Capitão Enéas, Janaúba, Verdelândia, Pai Pedro, Gameleiras e Espinosa.

Já na Bahia o sistema contemplará 25 cidades: Sebastião Laranjeiras, Urandi, Pindaí, Candiba, Guanambi, Manoel Vitorino, Barra da Estiva, Iramaia, Maracás, Marcionílio Souza, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Itatim, Santa Teresinha, Castro Alves, Rafael Jambeiro, Ipecaetá, Antônio Cardoso, Feira de Santana, Anguera, Conceição do Jacuípe, Santo Amaro, Amélia Rodrigues, São Sebastião do Passé, Candeias.

Ao longo da ferrovia serão criados 191 obras de arte especiais (pontes e viadutos) para transpor cursos d'água e pátios de manutenção a cada 300 quilômetros. O percurso deve ser concluído em pelo menos 19 horas e 30 minutos, segundo as estimativas iniciais.

A expectativa é que a obra na ferrovia leve 44 meses para ser concluído.
Fonte.http://www.sinfer.org.br/site/ultimas_noticias.asp?id_noticia=52858...

 

Será uma nova Bahia - Minas? Quantos anos pra construir? Quantos anos em atividade?

Vale a pena recordar...
A Estrada de Ferro Bahia e Minas teve como diretriz a ligação do arraial de Ponta de Areia, próximo à cidade de Caravelas no litoral sul da Bahia, à cidade de Arassuaí no interior de Minas Gerais, numa extensão de aproximadamente 600 km.
Este ramal ferroviário foi implantado por volta de 1882 pela Estrada de Ferro da Bahia em parceria com o Governo de Minas Gerais tendo como principal objetivo a exploração e transporte de madeira, e em especial dormentes, para as demais ferrovias, tendo como cliente predominante a própria Estrada de Ferro da Bahia, e como estratégia um porto de exportação a ser instalado em Caravelas.
Posteriormente a concessão foi transferida para a Compagnie des Chemins de Fer Fédéraux de l´Est Brésilien (CCFFEB). Como o comércio de madeira não teve continuidade, nem o porto de Caravelas foi efetivamente implantado, foram propostas outras atividades econômicas para a viabilização da ferrovia, com ênfase no comércio de café, que, devido às seguidas crises econômicas nâo teve prosperidade. A partir dessa configuração a ferrovia foi incorporada pela Viação Férrea Federal Leste Brasileiro (VFFLB), em seguida transferida ao Departamento Nacional de Estradas de Ferro (DNEF) e à Viação Férrea Centro-Oeste (VFCO), e finalmente pela RFFSA quando foi desativada em 1966.
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Bahia a Minas começou a ser aberta em 1881, ligando finalmente Caravelas, no litoral baiano, à serra de Aimorés, na divisa com Minas Gerais, um ano depois. Somente em 1898 a ferrovia chegaria a Teófilo Otoni, e em 1918, a Ladainha. Em 1930 atingiu Schnoor. Em 1941, chegou a Alfredo Graça, e, em 1942, chegou em Arassuaí, seu ponto final definitivo. A ferrovia originalmente pertencia à Provincia da Bahia; em 1897 passou a ser propriedade do Estado de Minas Gerais, para, em 1912, passar a ser administrada pelos franceses da Chemins de Fer Federaux de L'Est Brésilien até 1936, retornando nesse ano a ser uma ferrovia isolada. Em 1965, foi encampada pela V. F. Centro-Oeste e finalmente extinta em 1966. Embora tenha havido planos para a união da ferrovia com a Vitória-Minas, tal nunca ocorreu e ela permaneceu isolada.
 
 
 
 
 

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top