ESTÃO ROUBANDO O PATRIMONIO FERROVIÁRIO MINEIRO. TENHO OUVIDO MUITOS COMENTÁRIOS E O MAIS RECENTE COMENTA QUE PODE SER UMA RETALIAÇÃO POLÍTICA A MINAS GERAIS. ACHEI INTERESSANTE PORQUE SE NOTARMOS OS RAMAIS, DISFARÇADAMENTE DESTROI OS PLANOS DO GOVERNO ESTADUAL DE IMPLANTAÇÃO DE TRENS REGIONAIS. PARECE QUE O GOVERNO ESTÁ JOGANDO SUJO DEVIDO A CORRIDA ELEITORAL DE 2014.
Nesta sexta-feira (05/07), no Diário Oficial da União, foi publicada a Resolução nº 4.131, que autoriza a desativação e devolução de trechos ferroviários da FCA. Ferrovia Centro-Atlântica S.A. a proceder à desativação e devolução dos seguintes trechos ferroviários.
I - Trechos antieconômicos:
1.Paripe (BA) - Mapele (BA);
2.Ramal do Porto de Salvador;
3.Sabará (MG) - Miguel Burnier (MG);
4.Barão de Camargos (MG) - Lafaiete Bandeira (MG);
5.Biagípolis (SP) - Itaú(MG);
6.Ribeirão Preto (SP) - Passagem(SP); e
7.Cavaru (RJ) - Ambaí (RJ). obs: Linha auxiliar, que passa por Miguel Pereira/RJ
II - Trechos economicamente viáveis:
1.Alagoinhas (BA) - Juazeiro (BA);
2.Alagoinhas (BA) - Propriá (SE);
3.Cachoeiro de Itapemirim (ES) - Vitória (ES);
4.Barão de Angra (RJ) - Campos dos Goytacazes (RJ) - Cachoeiro OBS: Nesse trecho, entre Barão de Angra e Recreio, vai continuar passando o trem da Bauxita da CBA.?
de Itapemirim (ES), incluindo trecho Recreio - Cataguases;
5.Visconde de Itaboraí (RJ) - Campos dos Goytacazes (RJ); e
6.Corinto (MG) a partir do km 1.015 + 000 - Alagoinhas (BA).
Art. 2º Determinar a adoção dos seguintes procedimentos em relação aos trechos ferroviários antieconômicos:
I - A devolução deve atender ao que consta na Resolução nº44, de 04 de julho de 2002;
II - O valor devido pela Concessionária em função da degradação apresentada pela via férrea será convertido em investimentos, a serem efetuados pela FCA na Malha Centro-Leste, conforme relação de projetos indicados pelo Ministério dos Transportes (Anexo I), no montante de R$ 760.000.000,00 (setecentos e sessenta milhões de reais), acrescidos de 15% (quinze por cento) a título de vantajosidade para o setor público;
Nos resta saber se vai sobrar umas migalhas para os interessados em instalar TTR -Trens Turísticos e Regionais, e se os 15% a titulo de vantajosidade (R$ 114 milhões) pode ser usado nos TTRs?
Para mais detalhes, acesse a integra da resolução em:
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