Por Gustavo Luzório |
MAGÉ — Durante a madrugada deste domingo (23), moradores insatisfeitos com o péssimo estado de conservação do maior ponto turístico do município de Magé, organizaram um ato simbólico onde foram colocadas dezenas de cruzes e um cartaz com o dizer: “Aqui jaz a primeira ferrovia do Brasil”.
Mais conhecida como estrada de ferro Mauá, a Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, foi tombada pelo patrimônio histórico em 1954 e desde então ficou esquecida e abandonada no pior cenário possível.
O guia de turismo Lúcio Amorim faz um belo trabalho de resgate da memória e do turismo do município com o chamado “Magé Tour”, onde atrai muitos turistas para conhecer diversos pontos do município. Em seu perfil em uma rede social, Lúcio diz que Magé pede socorro “Tenho feito a minha parte pelo resgate turístico e histórico de Magé, mas a maioria da população não está nem ai. Na hora do voto se vende e ficamos mais e mais abandonados”, finalizou.
Em entrevista ao blog Foca na Notícia, em maio deste ano, o Prefeito Nestor Vidal esclareceu que o patrimônio histórico deve ser preservado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e que a prefeitura não pode fazer interferência nestas áreas. “cobrei das autoridades uma revitalização da Guia de Pacobaíba, conversei com IPHAN, cheguei a levar ao Governador e a alguns Ministros para revitalização da locomotiva, restabelecer de Mauá até Guapimirim e em Guapimirim, fazer restaurante temático, em Mauá (Guia de Pacobaíba), tentar restabelecer o transporte aquático, que revitalizaria o turismo, e as pessoas sairiam do Centro do RJ e iriam de barco até Mauá, pegando o trem com locais temáticos, relembrando a época e a história da ferrovia do Brasil. Porém, precisa-se do Governo Estadual e Governo Federal, Ministério da Cultura e Patrimônio Histórico Nacional.” finalizou
Histórico
A Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petropolis, foi a primeira ferrovia a ser estabelecida no Brasil. Inaugurada em 30 de abril de 1854, Foi construída pelo empreendedor brasileiro Irineu Evangelista de Sousa, o visconde de Mauá.
Em 1962 o tráfego entre Pacobaíba e Piabetá foi suprimido. Em 1964, foi a vez do trecho de Vila Inhomirim a Três Rios ser desativado. Entretanto, ainda resta um pequeno trecho da primeira ferrovia do Brasil com tráfego de trens (trens de subúrbio operados pela Supervia, em uma extensão de sua linha que termina em Saracuruna) entre Piabetá e Vila Inhomirim.
Fonte: http://jornalemfoco.com/23/08/2015/aqui-jaz-a-primeira-ferrovia-do-brasil.html
Postar um comentário
Postar um comentário