Bruno Cidade/ MidiaNews
DA REDAÇÃO
O Congresso Nacional lançou na última quinta-feira (20), a Frente Parlamentar Mista Pró-Ferrovia Bioceânica (ou Transoceânica) para viabilizar a construção da ferrovia que ligará o Oceano Atlântico ao Pacífico.
A Bioceânica deverá encurtar o tempo de transporte e reduzir os custos de logística entre Brasil, Peru e China.
Com 4.400 km de extensão, vai ligar o Porto de Açu, no litoral do Rio de Janeiro, ao Porto de Ilo, no Peru.
O deputado federal Fabio Garcia (PSB-MT) – idealizador da Frente – explicou que o objetivo dos parlamentares é resolver os entraves e as burocracias para que a ferrovia saia do papel.
Os coordenadores vão fazer reuniões com representantes políticos dos países envolvidos, além de organizar seminários, debates, audiências públicas, entre outras ações que vão fomentar a implantação do modal.
“Projetos desta dimensão somente saem do papel com otimismo, ousadia e muito trabalho. Os parlamentares desta frente estão dispostos a enfrentar os desafios necessários para viabilizar este importante investimento. Este é um projeto muito estratégico para o Brasil e também para a China. Nossa produção continuará crescendo e o mercado consumidor da China também. A ponte mais eficiente para conectar estas duas demandas é exatamente esta ferrovia”, afirmou o deputado.
Serão coordenadores da Frente os deputados Fabio Garcia e Cézar Messias (PSB-AC) e os senadores Wellington Fagundes (PR-MT), Jorge Viana (PT-AC), Valdir Raupp (PMDB-RO) e Acir Gurgacz (RO).
Os parlamentares vão defender a aprovação de medidas legislativas e apoiar na solução dos entraves para a viabilização do projeto.
“Esta Ferrovia traz ao Brasil e a Mato Grosso a possibilidade de acessarmos o maior mercado consumidor do mundo de forma mais rápida e mais barata. Isso garante uma enorme segurança ao futuro econômico de nosso estado. Este é sem dúvida alguma um dos mais importantes e estratégicos investimentos em logística para futuro do estado de Mato Grosso”, disse Garcia.
A primeira reunião da Frente ficou marcada para a próxima semana e será com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa.
Do ato de lançamento, além dos coordenadores, também participou o diretor executivo da China Nacional Eletronics, Wang Jianxun.
Fonte: http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=1&cid=240643
Postar um comentário
Postar um comentário