Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Trem Vitória a Minas volta a circular depois de desocupação da ferrovia
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
Depois de três dias de atividades interrompidas, o trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas deve voltar a circular nesta t...

Depois de três dias de atividades interrompidas, o trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas deve voltar a circular nesta terça-feira (15).
De acordo com a Vale, os trens da Estação Pedro Nolasco, em Cariacica , no Espírito Santo e na estação Central de Belo Horizonte , em Minas Gerais , vão sair no horário normal, as 7h e 7h30, respectivamente.
Estrada de ferro Vitória a Minas volta a funcionar 
depois de protesto realizado por pescadores 
(Foto: Mayara Melo/ TV Gazeta)
As viagens foram suspensas por causa de um protesto, que terminou neste sábado (12) . Moradores de Mascarenhas, distrito de Baixo Guandu, na região Noroeste do Espírito Santo ocuparam a linha férrea na noite de sexta-feira (11) , por causa do nãopagamento do beneficio prometido aos pescadores pela Samarco.
A Samarco, cujos controladores são a Vale e a anglo-australiana BHP, é a responsável pela barragem que se rompeu em Mariana (MG) no fim do ano passado e deixou mortos e desabrigados. A lama gerada pelo rompimento atravessou o Rio Doce e chegou ao mar do Espírito Santo. No percurso do rio, cidades tiveram de cortar o abastecimento de água para a população em razão dos dejetos além de uma série de problemas.
Passagens 
Os passageiros que tinham viagem marcada nos dias de suspensão podem remarcar o bilhete, ou pedir o reembolso do valor investido na compra da passagem. Para isso, devem se dirigir no prazo de até 30 dias a qualquer uma das estações localizadas ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas.
Pescadores 
O pescador Patric Quirino disse que houve uma reunião na terça-feira (8), mas nada foi resolvido. "Não recebi ajuda, fui perguntar sobre o cadastro realizado em janeiro e eles não acharam no sistema. Fizemos outro cadastro e até agora nada", comenta.
Outra moradora do distrito, Kamila Teixeira, que vivia da venda de peixe, afirmou que o protesto não tem hora para acabar. "Só vamos liberar a rodovia depois que eles entregarem o cartão. Quem vende o peixe precisa de dinheiro", afirmou.
Samarco 
Ao Site a Samarco informou que sempre esteve aberta ao diálogo com as comunidades e que continua realizando o cadastro de pescadores no Espírito Santo. "A ação inclui a análise dos critérios de elegibilidade para recebimento do cartão de auxílio financeiro. Atualmente cerca de 3.900 pessoas nos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais recebem o cartão, em conformidade com o Termo de Compromisso assinado pela empresa com o Ministério Público do Trabalho. Dos 614 cadastrados na região de Baixo Guandu, 300 são de Mascarenhas", disse em nota.
Protesto contra a Samarco, na ferrovia Vitoria Minas, em Mascarenhas, no Espírito Santo, neste sábado (12) (Foto: Divulgação/ Polícia Militar)
FONTE: http://www.jornalfloripa.com.br/

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top