Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Estação Ferroviária de Aparecida do Norte (SP)
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
Neste mês de Outubro, nada mais justo que rendermos nossa homenagem à nossa Padroeira, NOSSA SENHORA APARECIDA, também padroeira dos ferrov...
Neste mês de Outubro, nada mais justo que rendermos nossa homenagem à nossa Padroeira, NOSSA SENHORA APARECIDA, também padroeira dos ferroviários da Central do Brasil, mostrando a estação ferroviária da cidade de Aparecida-SP, onde se encontra localizado o seu santuário:



Estação de Aparecida (SP) – alguns apontamentos
Construída pela então Estrada de Ferro São Paulo – Rio de Janeiro, a estação de Aparecida foi inaugurada no dia 08 de julho de 1877, mesma data em que foram inauguradas as estações de Guaratinguetá e Lorena e que também marcou a inauguração da ponta dos trilhos desta ferrovia em Cachoeira, interligando-se finalmente com a então Estrada de Ferro Dom Pedro II, permitindo que todo o trajeto entre São Paulo e Rio de Janeiro fosse feito por via ferroviária.
Como todas as estações da Estrada de Ferro São Paulo – Rio de Janeiro na época, o primeiro prédio da estação de Aparecida era de dimensões modestas e até mais simples do que outras estações das cidades vizinhas, como Guaratinguetá e Pindamonhangaba, por exemplo. Um dos motivos disso era que Aparecida naquele tempo era uma localidade pequena, que fazia parte do município de Guaratinguetá, e não possuía um papel expressivo na região que não fosse o de local de peregrinação religiosa (a emancipação ocorreu em 17 de dezembro de 1928). No entanto, com o passar dos anos, justamente por causa do aumento dessas peregrinações, Aparecida desenvolveu-se e a ferrovia teve um papel fundamental neste processo, pois facilitou o deslocamento dos romeiros vindos das cidades vizinhas, de São Paulo, Rio de Janeiro e de outros estados. Ao mesmo tempo, o comércio também se desenvolveu, além de ocorrerem outras melhorias na infra-estrutura da localidade. Dentre essas melhorias, podemos destacar o serviço de bondes, primeiro o de tração animal e depois o de tração elétrica, que ligava a Basílica e a região central de Aparecida à estação ferroviária e que também estendia suas linhas até a cidade de Guaratinguetá, o que muito facilitou o deslocamento dos romeiros e da população na área servida por ele.
Posteriormente, a Estrada de Ferro Central do Brasil, que assumiu o trecho da Estrada de Ferro São Paulo – Rio de Janeiro, em 1890, construiu o atual prédio da estação de Aparecida, com dimensões maiores e mais adequado para atender à crescente demanda de passageiros e de cargas.
A inauguração do prédio atual ocorreu no segundo semestre de 1920, segundo consta nos relatórios da Estrada de Ferro Central do Brasil para o então Ministério de Viação e Obras Públicas deste mesmo ano.
Nos anos 80 do século passado, com a extinção dos trens de passageiros, a prefeitura assumiu a estação, reformando e transformando-a num espaço atualmente administrado pela secretaria de cultura do município. A casa do chefe da estação, localizada ao lado esquerdo da mesma, também foi reformada e transformada numa escola de educação infantil. A outra casa pertencente ao complexo, localizada ao lado direito da estação, passou a sediar, a partir deste ano, a secretaria de turismo.
Marcos Giffoni e Gilberto César Coiahy Rocha pertencem à ANPF (Associação Nacional de Preservação Ferroviária) e contaram com o apoio da arquiteta Débora Freneda Cassiolato.



Fonte: http://www.jornalolince.com.br/2010/abr/pages/historia-estacao.php


About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top