Ideia é usar linha férrea em um roteiro “da cerveja”, em que passageiros desembarcam em fábrica
Imagine passear pelo bairro Belvedere e seu entorno, na região Centro-Sul da capital, em um trem que te levaria a conhecer uma das mais tradicionais fábricas de cerveja artesanal de Minas Gerais. Certamente, este seria considerado um passeio dos sonhos para muitos mineiros, que poderão apreciar a bebida viajando até a “fonte”.
A ideia, no entanto, pode deixar o imaginário e se tornar realidade, a partir de 2016. O projeto “Trem da Cerveja do Belvedere” pretende viabilizar um roteiro turístico diferente com destino à cervejaria Backer, mas tem como objetivo maior a revitalização e preservação dos 2,5 km de malha ferroviária sem utilização que corta a região.
Implantada na década de 1970 para o transporte de minério de ferro da Mina de Águas Claras, o trecho foi desativado em 2003, com o fim da exploração mineral na região. Desde então, os 12 km de linha férrea começaram a se degradar e até a serem destruídos, sobrando apenas 2,5 km utilizáveis, após intervenção do Ministério dos Transportes, em 2010.
A intenção inicial era transformar a linha em uma opção de transporte de passageiros na região metropolitana de Belo Horizonte, ligando o Belvedere ao Barreiro. Mas, como a proposta demanda tempo e recursos, o “Trem da Cerveja do Belvedere” surgiu como uma primeira ação para preservação. “O objetivo principal é esse: preservar o caráter ferroviário desta área, através de um projeto inicialmente turístico”, explica o presidente do Instituto Cidades, André Tenuta, uma das oito entidades idealizadoras do projeto.
Saiba mais. A proposta é recente, idealizada em setembro deste ano, e está sendo coordenada pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (AMRBH). Assim que for finalizado, o projeto será apresentado à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que dará ou não autorização para o funcionamento do trem turístico.
A operação das locomotivas será realizada pela ONG Trem, outra parceira.
Para ser viabilizado, o “Trem da Cerveja do Belvedere” espera contar com apoio da iniciativa privada, principalmente de hotéis, bares e restaurantes da região. A cervejaria Backer seria uma das financiadoras, mas a mesma ainda estuda a proposta. “Não está 100% certa a nossa participação, estamos analisando. Há o interesse, porque (o projeto) é inovador, vai fomentar o turismo em Belo Horizonte”, afirma a diretora de marketing da cervejaria, Paula Lebbos.
Por estar em fase inicial, o projeto ainda não iniciou a captação de recursos, mas prevê um investimento total de R$ 1 milhão. Parte da verba também será solicitada ao poder público.
A ideia, no entanto, pode deixar o imaginário e se tornar realidade, a partir de 2016. O projeto “Trem da Cerveja do Belvedere” pretende viabilizar um roteiro turístico diferente com destino à cervejaria Backer, mas tem como objetivo maior a revitalização e preservação dos 2,5 km de malha ferroviária sem utilização que corta a região.
Implantada na década de 1970 para o transporte de minério de ferro da Mina de Águas Claras, o trecho foi desativado em 2003, com o fim da exploração mineral na região. Desde então, os 12 km de linha férrea começaram a se degradar e até a serem destruídos, sobrando apenas 2,5 km utilizáveis, após intervenção do Ministério dos Transportes, em 2010.
A intenção inicial era transformar a linha em uma opção de transporte de passageiros na região metropolitana de Belo Horizonte, ligando o Belvedere ao Barreiro. Mas, como a proposta demanda tempo e recursos, o “Trem da Cerveja do Belvedere” surgiu como uma primeira ação para preservação. “O objetivo principal é esse: preservar o caráter ferroviário desta área, através de um projeto inicialmente turístico”, explica o presidente do Instituto Cidades, André Tenuta, uma das oito entidades idealizadoras do projeto.
Saiba mais. A proposta é recente, idealizada em setembro deste ano, e está sendo coordenada pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (AMRBH). Assim que for finalizado, o projeto será apresentado à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que dará ou não autorização para o funcionamento do trem turístico.
A operação das locomotivas será realizada pela ONG Trem, outra parceira.
Para ser viabilizado, o “Trem da Cerveja do Belvedere” espera contar com apoio da iniciativa privada, principalmente de hotéis, bares e restaurantes da região. A cervejaria Backer seria uma das financiadoras, mas a mesma ainda estuda a proposta. “Não está 100% certa a nossa participação, estamos analisando. Há o interesse, porque (o projeto) é inovador, vai fomentar o turismo em Belo Horizonte”, afirma a diretora de marketing da cervejaria, Paula Lebbos.
Por estar em fase inicial, o projeto ainda não iniciou a captação de recursos, mas prevê um investimento total de R$ 1 milhão. Parte da verba também será solicitada ao poder público.
No Paraná
Exemplo. Entre as cidades de Morretes e Curitiba, já é feito o “Beer Train” desde maio deste ano. Nele, os turistas degustam a cerveja enquanto observam a paisagem da serra do Mar.
Exemplo. Entre as cidades de Morretes e Curitiba, já é feito o “Beer Train” desde maio deste ano. Nele, os turistas degustam a cerveja enquanto observam a paisagem da serra do Mar.
Projeto inclui paisagismo e até ciclovia em horários específicos
Devido ao estado ruim de conservação da linha, o projeto “Trem da Cerveja do Belvedere” prevê obras para recuperação e limpeza do trecho ferroviário de Águas Claras. O espaço está sob domínio da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), responsável pela manutenção. A reportagem procurou o órgão para questionar sobre a degradação, mas não obteve resposta.
A proposta de reativação do trecho prevê a construção de uma plataforma de embarque e outra de desembarque para os passageiros nas estações Belvedere e Olhos d’Água – onde o trecho ferroviário se encerra –, assim como melhorias urbanísticas no local, como construção de praças e áreas de lazer.
Há também a previsão de doação de vagões em bom estado de conservação pelo governo federal. Um deles será a do trem Vera Cruz, que antes fazia a linha Belo Horizonte/Vitória (ES), mas que foi aposentada nos anos 90.
Paralelamente à revitalização da linha, o projeto contempla a construção de uma ciclovia em 2,3 km da malha a ser reaproveitada. A Prefeitura de Belo Horizonte é quem financiaria a obra.
Questionada pela reportagem, a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), informou que ainda não foi apresentada ao projeto. Mas no documento a ser enviado à ANTT, em horários determinados, os turistas poderão andar de bike sobre os trilhos, que receberão uma plataforma de madeira improvisada.
Adiado. Sobre o trem de passageiros que ligará as cidades de Cataguases (na Zona da Mata) ao Rio de Janeiro, a ONG Trem informou que foi adiado o início de operação. A primeira possibilidade era até o fim deste ano, mas devido à ajustes necessários na documentação, a nova previsão é para o primeiro semestre de 2016. Também estava faltando levar as locomotivas para o trecho ferroviário.
Devido ao estado ruim de conservação da linha, o projeto “Trem da Cerveja do Belvedere” prevê obras para recuperação e limpeza do trecho ferroviário de Águas Claras. O espaço está sob domínio da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), responsável pela manutenção. A reportagem procurou o órgão para questionar sobre a degradação, mas não obteve resposta.
A proposta de reativação do trecho prevê a construção de uma plataforma de embarque e outra de desembarque para os passageiros nas estações Belvedere e Olhos d’Água – onde o trecho ferroviário se encerra –, assim como melhorias urbanísticas no local, como construção de praças e áreas de lazer.
Há também a previsão de doação de vagões em bom estado de conservação pelo governo federal. Um deles será a do trem Vera Cruz, que antes fazia a linha Belo Horizonte/Vitória (ES), mas que foi aposentada nos anos 90.
Paralelamente à revitalização da linha, o projeto contempla a construção de uma ciclovia em 2,3 km da malha a ser reaproveitada. A Prefeitura de Belo Horizonte é quem financiaria a obra.
Questionada pela reportagem, a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), informou que ainda não foi apresentada ao projeto. Mas no documento a ser enviado à ANTT, em horários determinados, os turistas poderão andar de bike sobre os trilhos, que receberão uma plataforma de madeira improvisada.
Adiado. Sobre o trem de passageiros que ligará as cidades de Cataguases (na Zona da Mata) ao Rio de Janeiro, a ONG Trem informou que foi adiado o início de operação. A primeira possibilidade era até o fim deste ano, mas devido à ajustes necessários na documentação, a nova previsão é para o primeiro semestre de 2016. Também estava faltando levar as locomotivas para o trecho ferroviário.
Fonte: http://www.otempo.com.br/cidades/belvedere-pode-ganhar-trem-para-percorrer-o-roteiro-da-cerveja-1.1200685
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