CFVV CFVV Author
Title: Retirada de trilhos ameaça projeto da Maria-Fumaça " ENTRE RIO ACIMA E NOVA LIMA"
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
Após reunião com moradores, a FCA se comprometeu a não retirar mais peças dos trilhos até que um estudo seja feito Hellem Malta - Repórter...

Após reunião com moradores, a FCA se comprometeu a não retirar mais peças dos trilhos até que um estudo seja feito

Hellem Malta - Repórter - 3/06/2011 - 04:04

EUGÊNIO MORAES

Trilho

A retirada dos trilhos da linha férrea coloca em risco o projeto turístico da Maria-Fumaça


A retirada de 47 peças dos trilhos que compõem a linha férrea que passa pelo distrito de Honório Bicalho, em Nova Lima, deixou moradores da região e o Departamento de Turismo da cidade preocupados. Eles temem que a medida inviabilize o projeto de implantação da Maria-Fumaça, que vai ligar o distrito até o município de Rio Acima.

A manutenção e a preservação do trecho, que está desativado, é de responsabilidade da Ferrovia Centro- Atlântica (FCA). Mas, segundo o presidente da Associação Comunitária de Honório Bicalho, Fausto Marques, a empresa começou a retirar os trilhos sem comunicar aos moradores. "Eles estão cortando os trilhos em barras de 12 metros e a retirada desse material pode prejudicar o projeto da Maria-Fumaça. Já fizemos um abaixo assinado para entregar ao Ministério Público", disse.


TRILHO
A Ferrovia Centro-Atlântica alega que trilhos estão sendo guardados para evitar roubo (Foto: Eugênio Moraes)


O coordenador de Relações Institucionais da FCA, José Osvaldo Cruz, informou que a retirada dos trilhos é feita para evitar que o material seja roubado. "Os seguranças da empresa que fazem a ronda no local notaram que o material usado para fixar os trilhos (placas e grampos metálicos) haviam sido roubados e alguns trilhos estavam soltos. Resolvemos retirá-los e armazená-los em uma pátio da FCA para evitar novos furtos, pois o material é caro", disse.

Uma reunião entre moradores, Departamento de Turismo de Nova Lima e representantes da FCA foi realizada na quinta-feira no Centro Paroquial de Nova Lima para tentar resolver o problema. Segundo a diretora do Departamento de Turismo da cidade, Renata Couto, após a reunião a FCA se comprometeu a não retirar mais peças dos trilhos até que o estudo de viabilidade técnica do projeto da Maria-Fumaça seja apresentado. Além disso, a FCA vai enviar ao órgão e à comunidade um ofício esclarecendo o motivo da retirada dos trilhos.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

EFGoyaz disse... 4 de junho de 2011 às 10:33

Ah sei. FCA, conta outra que essa foi muito boa. Guardar os trilhos? Só se for para guardar no bolso, né?

Anônimo disse... 4 de junho de 2011 às 18:31

absurdo!!!!

 
Top