CFVV CFVV Author
Title: Projeto busca resgatar o trem de passageiros em Ubá
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
Iniciativa também pretende resgatar antigas estações Um projeto quer resgatar o trem de passageiros em U...

Iniciativa também pretende resgatar antigas estações


Um projeto quer resgatar o trem de passageiros em Ubá. A proposta, que pretende recuperar antigas estações, foi discutida nesta terça-feira (06) na cidade. 

Veja vídeo abaixo:


A proposta é criar uma linha de trem turístico de 13 quilômetros na zona rural de Ubá. Representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal fizeram uma reunião para discutir o assunto. A previsão é de que a implantação do trem turístico ajude a recuperar antigas estações, como a de Diamante, no distrito com o mesmo nome, e a de ligação, que é do final do século XIX. Um patrimônio que está abandonado há décadas.

Dentro do prédio as marcas do abandono: parede tapadas com madeira, piso com problemas e falta de conservação. Segundo o sociólogo Cosme Elias, um dos idealizadores do projeto, serão 13 quilômetros de ferrovia, um trajeto semelhante ao que é feito entre São João del-Rei e Tiradentes. Mas para isso será necessário o envolvimento do poder público e iniciativa privada.

Uma iniciativa que, para muita gente que torce pela volta do trem, seria uma oportunidade de revitalizar um transporte importante para toda a Zona da Mata. Na reunião, ficou decidido que um projeto será formulado para captação de recursos.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

Anderson Nascimento disse... 8 de dezembro de 2011 às 21:10

Parabéns a Ubá pela iniciativa. Só não pode é ser mais um movimento frustrado. Minas precisa mostrar força, alavancar os seus projetos e presentear esse "povo dos trilhos" com muitos retornos de nossos velhos conhecidos trens. Espero que pessoas sérias, com vontade de trabalhar e com respeito a população toquem esse projeto e que os recursos não levem anos e anos para saírem do "anonimato", como são feitos os projetos a nível federal, por exemplo.

 
Top