Ferrovia Intermodal Ferrovia Intermodal Author
Title: Governo de Minas disponibiliza edital para Consulta Pública do Metrô
Author: Ferrovia Intermodal
Rating 5 of 5 Des:
A participação na Consulta Pública por empresas, entidades representativas e sociedade civil poderá acontecer até o dia 10 de janeir...



A participação na Consulta Pública por empresas, entidades representativas e sociedade civil poderá acontecer até o dia 10 de janeiro de 2013

A partir desta quarta-feira (12), a Unidade Central de PPP do Estado, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e à Metrominas – Trem Metropolitano de Belo Horizonte S.A, disponibiliza na internet, nos sites www.transportes.mg.gov.brwww.ppp.mg.gov.br e www.metrominas.mg.gov.br a Consulta Pública para implantação da Parceria Público-Privada (PPP) que deverá promover a realização de obras e operação do Metrô de Belo Horizonte.

A participação na Consulta Pública por empresas, entidades representativas e sociedade civil poderá acontecer até o dia 10 de janeiro de 2013. O aviso foi publicado no Diário Oficial Minas Gerais de 11 de dezembro, e os interessados podem enviar sugestões e comentários para o e-mail metrormbh@transportes.mg.gov.br.

Consulta Pública

A Consulta Pública é um sistema criado pela lei de PPP, é uma etapa preliminar obrigatória à futura licitação com o objetivo de auxiliar na elaboração e coleta de opiniões da sociedade e mercado sobre temas de importância para o projeto. Esse sistema permite intensificar a articulação entre a representatividade política e a sociedade, permitindo a formulação e definição de políticas públicas.

Após a entrega das contribuições para a Consulta Pública, a Setop, a Metrominas e a Unidade PPP do Estado deverão realizar uma Audiência Pública, prevista para até o final de janeiro, quando serão definidos os parâmetros para o edital de licitação da PPP do Metrô, de acordo com a modelagem elaborada pela Metrominas. A previsão é de que o edital da PPP seja publicado no mês de março.

Em paralelo ao lançamento do edital da PPP do Metrô, a Metrominas está em fase de contratação do projeto básico de engenharia para as obras das linhas 1 (reforma, modernização e expansão), 2 e 3 (implantação), o que deverá contribuir para dar mais agilidade a todo o empreendimento.

Parceria Público-Privada (PPP)

A implantação da PPP do metrô contempla na linha 1 a realização das obras de expansão do trecho entre as estações Eldorado e Novo Eldorado, além da operação e manutenção deste trecho, melhoria das estações, modernização do sistema elétrico e aquisição de novos trens e composições mais modernas. Na linha 2, serão executados os serviços de implantação, operação e manutenção no trecho compreendido entre as estações Barreiro e Nova Suiça, e implantação das estações de embarque e desembarque de passageiros.  

Para a linha 3, as ações da PPP do Metrô estarão concentradas na operação e na manutenção no trecho entre as estações Savassi e Lagoinha. Porém, as obras de implantação ficarão sob a responsabilidade da Metrominas, que deverá realizar um processo de licitação específico, para atender a esta linha subterrânea.

Segundo o presidente da Metrominas, Fabrício Sampaio, “a PPP deverá trazer benefícios como a aquisição de novos trens e melhorias imediatas na Linha 1, início das obras nas Linhas 1 e 2 no menor prazo possível, participação na elaboração do projeto de engenharia e apoio à fiscalização das obras na linha 3”.

14h24m - 12 de Dezembro de 2012 Atualizado em 12h09m

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top