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Title: ‘Trem da Cana’ sai da estação em 2013
Author: Anderson Nascimento
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Atração principal será a locomotiva a diesel "Rebeca", que ainda está em atividade na região de Uberaba Primeiro carro desti...
Atração principal será a locomotiva a diesel "Rebeca", que ainda está em atividade na região de Uberaba

Primeiro carro destinado ao Trem da Cana
A primeira viagem do Trem da Cana de Sertãozinho foi adiada e só vai acontecer em 2013. Segundo o secretário de Indústria e Comércio, Marcelo Pelegrini, o atraso deve-se à complexidade do projeto e, também, a problemas burocráticos.
Quando estiver em funcionamento, a locomotiva irá percorrer uma rota turística que vai da Estação Central da cidade até um antigo engenho de cana-de-açúcar, em Pontal.
O engenho será transformado no Museu da Cana, idealizado pela família proprietária, que ganhou autorização do Governo Federal para captar recursos através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
A ideia de implantar o Trem surgiu em 2006 e três anos depois foi dado início ao processo.
Um dos primeiros passos foi o estabelecimento de uma parceria com a empresa que possui a concessão da malha viária e com a Associação Mogiana de Preservação Rodoviária (MPF), que vai operar o trem.
Em 2010 foi iniciada a restauração dos trilhos, em um trecho com cerca de 20 quilômetros até a estação de Pontal. A restauração custou R$ 6 milhões e foi realizada e custeada pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
A locomotiva a diesel, chamada "Rebeca" e os cinco carros de passageiros foram adquiridos pelo município, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
"Rebeca" está em funcionamento na região de Uberaba (MG), portanto não precisa de reforma. Já os carros virão de Belo Horizonte (MG) e deverão passar por um processo de recuperação.
"Já foi autorizado à prefeitura a liberação de R$ 2,5 milhões pela Lei Rouanet para a restauração dos carros. Agora precisamos ir atrás das empresas para o recolhimento", diz Pelegrini.
A intenção da prefeitura com a ideia do Trem de Cana é associar o entretenimento e cultura ao turismo de negócios, que é muito forte na cidade.
Café tem memória preservada na região
Iniciativas como as do Trem da Cana, destinadas a divulgar a importância econômica e histórica dessa planta ainda são raras. O mesmo, no entanto, não acontece com o café, que conta com diversos locais de preservação da sua história.
O exemplo mais recente é o Centro de Documentação e Memória da Mogiana, inaugurado este ano na fazenda Santa Cecília, uma edificação do fim do século 19, localizada em Cajuru. A fazenda chegou a ser uma das mais importantes produtoras de café do país.
Um dos mais conhecidos museus do café é o Francisco Schmidt, localizado no campus da USP de Ribeirão Preto.
Criado na década de 1950, o local é conhecido por abrigar a mais completa coleção de peças sobre a história do fruto.
Imóveis e ruas perto da estação serão reformados
Para o Trem da Cana poder operar, a 1ª Companhia da Polícia Militar de Sertãozinho, que atualmente ocupa o prédio da Estação Central, na Praça Elmo Favaretto, no Jardim Alvorada, será deslocada para o antigo prédio da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), já alugado e reformado pela prefeitura.
As duas ruas que passam nas laterais, sofrerão adequações e a própria Estação também deverá passar passará por restauração.

Os passeios serão cobrados, mas o valor ainda não foi definido.
De acordo com informações da Prefeitura de Sertãzinho, a intenção é que aconteçam aos sábados, domingos e feriados. Também deverá haver pacotes especiais para escolas.

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