Lavras Além do Tempo Lavras Além do Tempo Author
Title: CBTU Belo Horizonte começa a operar com trem acoplado
Author: Lavras Além do Tempo
Rating 5 of 5 Des:
A utilização de trem acoplado vira realidade na rotina dos passageiros da CBTU Belo Horizonte, a partir desta quarta-feira (23/4). A co...

A utilização de trem acoplado vira realidade na rotina dos passageiros da CBTU Belo Horizonte, a partir desta quarta-feira (23/4). A composição com oito vagões, quatro a mais que a convencional, começa a circular, diariamente, no horário de pico da manhã. Com a medida, a capacidade de transporte do trem será aumentada em cerca de mil lugares, trazendo mais conforto aos usuários que utilizam o metrô da capital. 

Todos os dias, o trem acoplado realizará duas viagens, uma em cada sentido, para atender aos passageiros. O objetivo é aumentar, gradativamente, o número de composições duplas, visando oferecer mais lugares aos usuários no horário de maior movimentação do sistema. 

Objetivos alcançados: A circulação de trens acoplados é resultado da busca constante da CBTU Belo Horizonte para aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população. Para checar a viabilidade da circulação das composições duplas, testes estáticos e dinâmicos foram realizados nos finais de semana e feriados. 

Durante a fase de avaliação, o metrô promoveu a checagem, manutenção, revisão e adaptações dos sistemas operacionais, medida fundamental para garantir o pleno funcionamento da composição. A preparação também incluiu o treinamento de maquinistas, controladores de tráfego, profissionais de estação e seguranças que estão aptos para colocar o trem acoplado em circulação. 

Novas possibilidades: Para ampliar o atendimento aos passageiros, a CBTU adquiriu 10 novos trens que representaram um investimento total de R$ 171,9 milhões. As primeiras composições começam a chegar no 2º semestre de 2014 e poderão ampliar em cerca de 50% a capacidade de atendimento do sistema. As novas composições também poderão ser acopladas ou utilizadas individualmente, de acordo com a necessidade do metrô.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top