Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: TCU multa ex-diretores da Valec por irregularidades na ferrovia Norte-Sul
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
Irregularidades encontradas referem-se a problemas ligados a projeto executivo das obras aprovado em 2010, quando a estatal ainda era coman...
Irregularidades encontradas referem-se a problemas ligados a projeto executivo das obras aprovado em 2010, quando a estatal ainda era comandada por José Francisco das Neves, o Juquinha, que chegou a ser preso em operação da PF
Trecho da ferrovia norte-sul, que liga os Estados de Tocantins e Goiás(Divulgação/Ichiro Guerra/VEJA)
 
O Tribunal de Contas da União (TCU) multou dois ex-diretores da estatal Valec por causa de irregularidades cometidas na contratação de obras para o trecho sul da Ferrovia Norte-Sul, extensão de 682 quilômetros que sai de Ouro Verde de Goiás (GO) e avança até Estrela D'Oeste (SP).
O tribunal aplicou multa individual de 49.000 reais contra a Luiz Carlos Oliveira Machado, então diretor de engenharia da Valec; e Jorge Antonio Mesquita Pereira de Almeida, que respondia pela superintendência de projetos da estatal.
 
As irregularidades encontradas referem-se a problemas ligados ao projeto executivo das obras aprovado por eles em 2010, quando a estatal ainda era comandada por José Francisco das Neves, o Juquinha, ex-presidente da Valec, que chegou a ser preso em ações da Polícia Federal e deixou a estatal em 2011, quando Dilma Rousseff promoveu a chamada "faxina dos Transportes".
Além da punição financeira, o TCU determinou que Jorge Antônio Mesquita Pereira de Almeida e Luiz Carlos Oliveira Machado sejam declarados inabilitados para exercer cargo em comissão ou função de confiança em órgãos públicos, pelo período de cinco anos.
Paralelamente, o tribunal deu 60 dias de prazo para que a Valec apresente sua apuração conclusiva sobre a responsabilidade das empresas supervisoras e projetistas que atuaram no trecho.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/tcu-multa-ex-diretores-da-valec-por-irregularidades-na-ferrovia-norte-sul

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top