Cesar Mori Junior Cesar Mori Junior Author
Title: FCA comemora centenário da Locomotiva 22 em São João del Rei
Author: Cesar Mori Junior
Rating 5 of 5 Des:
Locomotiva nº 22. De Tiradentes a São João del Rei A Ferrovia Centro-Atlântica comemorou no dia 25 de julho uma data muito especial, o cente...


FCA comemora centenário da Locomotiva 22 em São João del Rei

Locomotiva nº 22. De Tiradentes a São João del Rei


A Ferrovia Centro-Atlântica comemorou no dia 25 de julho uma data muito especial, o centenário da Locomotiva nº 22, uma das quatro Marias-Fumaça em operação no Complexo Ferroviário de São João del Rei.

A nº 22 é uma das locomotivas mais antigas ainda em funcionamento no país e foi fabricada na Philadelphia (EUA), pela Baldwin Locomotive Works como parte de uma encomenda feita pela extinta Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), uma das primeiras ferrovias a entrar em operação no país.

Ao desembarcar no Brasil, foi transportada para São João del Rei onde,
à partir de 1881, passou a fazer viagens ao longo de toda a malha da EFOM e em 1982 foi incorporada ao projeto de preservação ferroviária de São João del Rei.

Para marcar o aniversário da nº 22, a FCA realizou um evento no Complexo Ferroviário de São João del Rei, onde recebeu seus convidados para uma programação especial, com direito a uma viagem ao passado, incluindo um passeio noturno na Maria-Fumaça, no trajeto de 12 km entre Tiradentes e São João del Rei.

Na ocasião estiveram presentes as autoridades locais, empresários, representantes do turismo, diretores e colaboradores da empresa, que foram recepcionados pelo presidente da FCA.

Preservação

O Complexo Ferroviário de São João del Rei, o Museu Ferroviário
e o passeio na Maria-Fumaça entre Tiradentes e São João del Rei fazem parte de um projeto de preservação da memória ferroviária mantido pela FCA.

Desde 2001 foram aplicados cerca de R$ 7,2 milhões na reforma de locomotivas, dos vagões e das instalações físicas do Complexo. Neste período cerca de 900 mil turistas visitaram o Museu Ferroviário e foram transportados pela Maria-Fumaça, o que dá uma média de 130 mil passageiros/turistas por ano.

"Este projeto tem grande importância para a região. A Maria-Fumaça é um dos cartões postais mais conhecidos de São João del Rei e Tiradentes, Além de manter viva a história ferroviária do país, atrai milhares de turistas, o que acaba movimentando toda a economia local e o trade" comentou o gerente de trens turísticos da FCA, Marcos Teixeira.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top