CFVV CFVV Author
Title: Estação de Aureliano Mourão - Bom Sucesso - MG
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
A estação de Aureliano Mourão foi inaugurada em 1887. Aqui era o entroncamento das linhas que seguiam para Divinópolis e para Lavras. O se...
A estação de Aureliano Mourão foi inaugurada em 1887. Aqui era o entroncamento das linhas que seguiam para Divinópolis e para Lavras. O seu nome homenageava o Dr. Aureliano Marins de Carvalho Mourão, primeiro presidente da EFOM. Nos anos 1930, o lugarejo vivia em torno da estação. Tudo dependia de Bom Sucesso, ali perto. O prédio não tinha nem luz, apesar do enorme movimento de trens. O prédio original da estação foi substituído pelo atual em 1940. O novo prédio, em forma de triângulo, facilitava as baldeações. Os trens que chegavam de São João del Rey entravam pela direita do prédio e dali seguiam para Divinópolis. Os que vinham desta cidade seguiam para Lavras, e os que vinham de Lavras seguiam para São João del Rey. O horário era fixado para que chegassem na mesma hora. Quando tudo dava certo, o movimento na estação era impressionante. (Fonte: "Certa Ocasião...", Tarcísio José de Souza, 2001) Nos anos 1960, a linha de bitola estreita entre Lavras e Divinópolis, passando a três quilômetros de Aureliano Mourão, na nova estação chamada de Posto PBA, foi ampliada para métrica, fazendo a ligação Lavras-Divinópolis-Belo Horizonte, mantendo-se esta em atividade até hoje para trens cargueiros, e operada pela FCA. Porém, até Aureliano Mourão chegava apenas uma linha de bitola mista, métrica e estreita. A baldeação era feita mesmo no PBA. O tráfego na linha de bitola estreita cessou em junho de 1983. A linha foi erradicada em dezembro de 1984, deixando a estação sem trilhos. A estação continua de pé e a vila é habitada, lá virou um ponto de encontro de pescadores e é bem movimento nos finais de semana, segundo Bruno N. Campos, em 28/11/03. (Fontes: Bruno N. Campos; Herbert Graf; Paul Waters: Tarcisio José de Souza: Certa Ocasião, 2001; West of Minas Narrow Gauge, 2001; Mucio Jansen Vaz: Estrada de Ferro Oeste de Minas - Trabalho Historico-Descriptivo, 1922; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960). Obs: esta foto é do ano de 1979.


Fonte: Site Pátria Primeira

(Foto: Herbert Graf)


About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top