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Title: Trem Paranapiacaba começa operar em julho
Author: CFVV
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20/04/2010 O Expresso Turístico Paranapiacaba deve começar a operar no início de julho, quando acontece o tradicional Festival de Inverno d...

20/04/2010

Passeio do trem turístico de Paranapiacaba

O Expresso Turístico Paranapiacaba deve começar a operar no início de julho, quando acontece o tradicional Festival de Inverno de Paranapiacaba. O serviço deverá ser operado quinzenalmente, aos domingos, pela CPTM nos mesmos moldes dos trajetos já existentes como Luz-Jundiaí e Luz-Mogi das Cruzes.

Segundo nota da CPTM, a companhia está finalizando os cronogramas das obras necessárias com a MRS, que detém a concessăo do trecho entre Rio Grande da Serra ŕ Vila. Entre as obras está a implantaçăo de uma estaçăo temporária na vila histórica, que será feita pela prefeitura de Santo André.

A Vila de Paranapiacaba é considerada o berço da ferrovia em Săo Paulo, onde funcionava estrutura operacional, pátios e manutençăo da Estrada de Ferro Santos Jundiaí, a Săo Paulo Railway, a primeira ferrovia do Estado.

Roteiros completam 1 ano

O Expresso Turístico da CPTM completou um ano no domingo (18), registrando mais de 12 mil viajantes nos dois trajetos em operaçăo: Luz-Jundiaí (aos sábados) e Luz-Mogi das Cruzes (quinzenalmente aos domingos).

Ao todo foram realizadas 75 viagens, sendo 7 delas passeios extras, oferecidos pela CPTM devido a grande procura. Por ser o primeiro implantado e com a maior freqüęncia (semanal), o trajeto até Jundiaí concentrou o maior número de turistas no primeiro ano: 9.400. O percurso até Mogi das Cruzes, realizado desde junho de 2009, computou 2.800 passageiros.

Pesquisas realizadas no ano passado indicam que 90% dos turistas com destino a Jundiaí e 82% a Mogi das Cruzes tiveram as expectativas superadas ou atendidas pelo Expresso Turístico. Mais de 60% dos usuários săo mulheres, a maioria tem ensino superior completo, viaja com a família e mora em Săo Paulo.

O passeio proporciona uma imersăo na história, cultura, a arquitetura de forte influęncia dos ingleses e no ambiente bucólico da ferrovia, durante as viagens realizadas nos mesmos vagőes utilizados nas viagens de longo percurso entre as décadas de 60 e 90 no Estado.

Roteiros

A passagem custa R$ 28,00 e é vendida somente na Estaçăo da Luz, das 6h ŕs 18h30. Há descontos quando há mais de um passageiro, chegando a 50% de um até tręs acompanhantes. Além do passeio de trem, é possível adquirir roteiros opcionais com as operadoras turísticas locais autorizadas (pacotes năo inclusos na tarifa da viagem de trem).

No caso de Jundiaí, as opçőes săo os roteiros cultural (museus e centro histórico), ecológico (caminhada na Serra do Japi, city tour e visita ao Parque da Cidade) e do Circuito das Frutas.

Já Mogi das Cruzes oferece os roteiros Circuito das Flores (maior produçăo de orquídeas do Brasil), Parque da Neblina (flora e fauna da Serra do Mar, trilhas e banhos.

O trem

A viagem é feita a bordo de um trem, composto por uma charmosa locomotiva, da CPTM, e dois vagőes de aço inoxidável fabricados no Brasil na década de 50. Cedidos pela Associaçăo Brasileira de Preservaçăo Ferroviária (ABPF), os vagőes foram restaurados pela CPTM. Ao longo do percurso sobre os trilhos, monitores treinados pela CPTM dăo informaçőes históricas sobre a ferrovia paulista e as estaçőes.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM), por intermédio da CPTM, em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Turismo (SELT), com apoio da ABPF, do IPHAN e das prefeituras de Jundiaí e Mogi das Cruzes.

Mais informaçőes:
Hotsite do serviço: www.cptm.sp.gov.br/expressoturistico. Os turistas também podem relatar sua experięncia de viagem, compartilhando suas opiniőes e imagens com outros internautas no Diário de Bordo.

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