CFVV CFVV Author
Title: Entrevista: Bernardo Figueiredo
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
13/03/2012 - Valor Econômico É a 40 quilômetros da Esplanada dos Ministérios, numa chácara com acesso só por estrada de ter...

13/03/2012 - Valor Econômico
É a 40 quilômetros da Esplanada dos Ministérios, numa chácara com acesso só por estrada de terra e onde o celular não pega, que o economista Bernardo Figueiredo desfruta de sua quarentena como ex-diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Poucas vezes na vida ele esteve afastado do poder. Com intervalos na iniciativa privada, ele passou a maior parte da carreira no setor público, do Geipot à Siderbrás, da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) à Valec, do Ministério do Planejamento à Casa Civil - onde tornou-se xodó da presidente Dilma Rousseff e começou a construir a imagem de homem do trem-bala.
Em sua primeira entrevista após ter sido protagonista da rebelião deflagrada pela base aliada, quando o Senado rejeitou a recondução de Figueiredo ao comando da ANTT, procura dar uma resposta às críticas recebidas e ataca o senador Roberto Requião (PMDB-PR), responsável pela articulação que resultou na derrota para o governo. Ele inventou uma situação e criou um personagem, com o qual eu não me identifico, afirma Figueiredo, que se diz à disposição do projeto de Dilma caso ela volte a precisar de seus conhecimentos.
Valor: A que o senhor atribui o veto do Senado à sua recondução?
Bernardo Figueiredo: Uma coisa é a base aliada dizer que está insatisfeita com o governo. Isso já ocorreu diversas vezes, mas criaram um ambiente para revestir esse processo de um suposto comportamento inadequado no comando da agência. O meu currículo me honra e me dignifica. Eu contrariei interesses: tive um embate com as empreiteiras por causa do trem de alta velocidade, entrei em colisão com as concessionárias de ferrovias por causa de mudanças no marco regulatório e estamos às vésperas da licitação das linhas interestaduais de ônibus. Foram muitas frentes abertas ao mesmo tempo. Uma vez o doutor Jorge Gerdau me disse que, se alguém estiver satisfeito com a agência reguladora, o trabalho não está bem feito.
Valor: Foi uma forma de machucar a presidente, negando-lhe uma indicação pessoal?
Figueiredo: Eu nunca tive uma relação pessoal com a presidenta. Só a conheci quando ela já era ministra da Casa Civil e precisava estruturar uma equipe para o acompanhamento do plano de revitalização do setor ferroviário. Mas a presidenta acha que eu sou um técnico competente, e talvez sinta mais pelo fato de eu ser uma pessoa em quem ela confia.
Valor: Que peso o senhor dá ao movimentado do senador Roberto Requião (PMDB-PR) contra a sua recondução?
Figueiredo: A minha impressão é que o senador criou um personagem e que ele fala sobre esse personagem, com o qual eu não me identifico. Não sou isso.
Valor: Mas por que, na sua avaliação, ele levou adiante uma campanha contra o seu nome?
Figueiredo: Eu tive duas reuniões com o senador Requião. Em uma delas, fui com a presidenta Dilma, quando ela era ministra. Entrei mudo e saí calado. A segunda vez eu fui com o ministro Paulo Bernardo. Tínhamos colocado no PAC uma variante para a Ferroeste, com duas alternativas. Uma era na concessão da ALL e outra era fora. Queríamos saber qual era o ponto de vista do [então] governador do Paraná. Ele começou a falar de um projeto de uma ferrovia nova, que era outra alternativa e exigia mudanças no contrato de concessão da ALL, mas desconhecia completamente a necessidade de isso ter audiências públicas e de passar pelo TCU. Inventou uma história e disse que esse investimento custaria R$ 150 milhões, mas o próprio secretário de infraestrutura do Paraná falava em R$ 500 milhões. Eu não aceitei os argumentos e ele se irritou conosco, nos acusou de querer superfaturar o projeto.
Valor: Foi só isso?
Figueiredo: Ele criou uma história sem nenhuma aderência à realidade e lançou-a em público. Esse episódio gerou uma ação judicial do ministro Paulo Bernardo contra o senador Requião, na qual ele já foi condenado por infâmia e terá que pagar uma indenização. Ele é um caluniador [com processo] transitado em julgado. Tenho a impressão de que ele ficou com ódio do Paulo Bernardo e passou a descarregar toda a raiva em cima de mim. Para isso, numa prática costumeira dele, inventou uma situação e criou um personagem. Ninguém o leva a sério, exceto quando é conveniente pelas circunstâncias. Eu fui aprovado, na Comissão de Infraestrutura do Senado, por 16 votos e uma abstenção.
Valor: E o relatório do TCU?
Figueiredo: Ele veio depois, não tem nenhum fato novo contra mim. Eu não tenho medo de auditoria do TCU. A ANTT sempre foi absolutamente transparente. Todos os fatos apontados pelo Ministério Público são anteriores à minha gestão. Aliás, a primeira pessoa que veio a público alertar sobre os trechos abandonados pelas concessionárias de ferrovias fui eu.
Valor: As críticas do senador Requião não foram técnicas?
Figueiredo: Se o Requião fosse preocupado com o setor ferroviário, ele teria arrumado a Ferroeste [concessionária reestatizada pelo governo do Paraná]. A empresa não cumpre as suas metas de produção. Isso poderia justificar até mesmo um processo de caducidade da concessão. A ANTT fiscaliza isso, mas multar não resolve, pura e simplesmente. Precisamos de soluções estruturais, como metas por trechos e estabelecer o direito de passagem, que foi justamente o que começamos a fazer na agência.
Valor: No Senado, dizia-se que o senhor transitou entre o público e o privado, em um possível conflito de interesses. O que diz a respeito?
Figueiredo: Eu comecei a trabalhar no Geipot, nos anos 70, em um projeto para resgatar o decadente sistema ferroviário brasileiro. Depois fui para a Siderbrás, onde só 10% do frete era por trens, e o trabalho que fizemos lá aumentou essa proporção para quase 60%. Saí da empresa porque o governo Collor acabou com ela. Aí fui para a iniciativa privada, mas me chamaram na RFFSA [a antiga Rede Ferroviária Federal] para atuar como chefe de gabinete e diretor da malha no Nordeste. Trabalhei lá de maio a novembro de 1994.
Valor: Foi nessa ocasião, segundo se disse, que o senhor teria trabalhado na privatização da RFFSA e logo depois ido a uma das principais concessionárias privadas.
Figueiredo: Isso é errado. Naquela época, não havia ainda uma decisão de privatizar a RFFSA. Ela tinha um déficit de R$ 200 milhões por ano e vivia um processo de canibalização. Vendia o almoço para comprar o jantar e se afundava cada vez mais. Sou mais um crítico do que um formulador do modelo de privatização. Saí da RFFSA porque estávamos em período de campanha política e, quando o motorista da presidência passou na minha casa para entregar um documento, eu estava saindo para uma carreata de apoio ao Lula. Veio o governo Fernando Henrique Cardoso e eu fui para o mercado.
Valor: Para a ALL?
Figueiredo: Nunca fui da diretoria da ALL. Eu fui membro suplente do conselho de administração da ALL porque era executivo de uma das empresas sócias, a Interférrea, até 1999.
Valor: E como o senhor chegou ao governo Lula?
Figueiredo: O presidente Lula tinha um projeto ferroviário em mente e um amigo meu de longa data, o ex-deputado Sigmaringa Seixas, me indicou. Assumi a diretoria financeira da Valec, mas com a incumbência de articular um plano de resgate das ferrovias, com três eixos: recuperação da malha existente, ampliação da rede e melhoria do ambiente regulatório. Pouco depois disso, fui alijado da Valec.
Valor: Por quê?
Figueiredo: Eu não concordava com a forma como a empresa estava andando. Foi quando o senador Alfredo Nascimento assumiu o Ministério dos Transportes. Não havia um ambiente legal de trabalho, o PR pediu a minha cabeça. A Valec era uma empresa muito presidencialista. Eu entrei em conflito com a diretoria e não podia nem viajar. Estava ocupando um espaço indesejado. Fiquei lá um ano e fui para o Ministério Planejamento fazer a modelagem da Ferrovia Norte-Sul, antes de ser chamado para a Casa Civil.
Valor: E desde então o senhor é um dos grandes defensores do trem de alta velocidade (TAV) entre Rio, São Paulo e Campinas. Por que defendê-lo se tanta gente diz que ele não deveria ser prioridade e só vai sugar recursos públicos?
Figueiredo: Porque isso não é verdade. Quem o ataca não defende uma solução melhor. É uma visão meio tacanha de achar que não podemos ter algo que existe na Europa, por exemplo.
Valor: Ou de achar que antes devemos investir em metrô...
Figueiredo: Mas o que tem a ver uma coisa com a outra? Ninguém está deixando de fazer metrô porque existe o projeto do TAV. O PAC tem R$ 14 bilhões destinados a metrô. Por acaso o governo federal não avalizou empréstimos internacionais e o BNDES não deu financiamento? Não é isso. Temos um déficit de metrô, é claro, mas não existe um projeto que não esteja andando por falta de recursos da União.
Valor: E qual é, afinal de contas, a real necessidade de um trem-bala?
Figueiredo: Existe um problema de transporte no eixo Rio-São Paulo e a melhor forma de resolver isso não é construindo mais três aeroportos em cada lado. E também não resolve o problema duplicar a linha existente e colocar em funcionamento um trem que leva de oito a dez horas para ligar as duas cidades.
Valor: Mas uma solução mais barata não pode ser um trem de média velocidade, em vez de um trem-bala de R$ 34 bilhões, no mínimo?
Figueiredo: O custo entre uma e outra alternativa não compensa. Há uma economia de 20% a 30%. Não se pode fazer uma linha de superfície na chegada a São Paulo. Eu preciso fazer túnel, e tanto faz fazer para alta ou para média velocidade. Talvez a linha seja um pouco mais curta, porque precisaria de curvas menos acentuadas, mas a economia é relativamente pequena. Vou construir, em pleno século XXI, uma ferrovia nova com tecnologia ultrapassada em todo o mundo? As pessoas falam as coisas sem estudar, sem pensar, sem buscar dados e acham que é a verdade.
Valor: Então por que o trem-bala não saiu até hoje? É viável?
Figueiredo: É óbvio que ele é viável, mas é viável com uma taxa de retorno baixa, com uma parte de subsídio. Onde um trem de alta velocidade ficou de pé sem apoio público? Na França, na Alemanha e na Espanha, as operadoras são todas estatais.
Valor: Ao defender tanto o TAV, a ANTT não deixa de fazer o papel de agência e assume o de governo?
Figueiredo: Não fizemos nada em confronto com o Ministério dos Transportes. Quem está fazendo toda a modelagem financeira é o BNDES, não é a agência. E, se fosse, não teria problema. Não estou proibido de fazer essas discussões. Se o ministro e a presidenta entendem que é o Bernardo Figueiredo quem deve falar sobre o projeto, eu falo.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top