CFVV CFVV Author
Title: Governo Federal fala em interoperabilidade no PAC
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
08/11/2012 Durante a palestra "Os incentivos do Governo Federal para fomentar a expansão e modernização do setor metroferroviário&...
08/11/2012

Durante a palestra "Os incentivos do Governo Federal para fomentar a expansão e modernização do setor metroferroviário", no I Congresso Metroferroviário Brasileiro, que acontece paralelo à Feira Negócio nos Trilhos, o secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Maurício Muniz, falou sobre importância de integrar os sistemas ferroviários do Brasil. Além disso, apontou que hoje os principais problemas das ferrovias brasileiras são a diversidade de sistemas, falta de padronização, a desagregação dos diversos trechos ferroviários e o baixo compartilhamento da infraestrutura.

Essa integração é o que o secretário chama de interoperabilidade, que segundo ele solucionaria diversas questões problemáticas nas ferrovias. Entre as vantagens, Muniz destaca a eliminação de interferências na transição de malhas, compartilhamento de frotas e serviços, fim da necessidade de instalação de diversos equipamentos no trem e maior competitividade no setor ferroviário.

Outro assunto tratado pelo secretário foi Plano de Investimentos em Logística, que prevê a construção e remodelação de mais de 10 mil quilômetros de ferrovias em todo o país. Muniz explicou que para viabilizar o projeto propõem-se a adoção de um sistema brasileiro de gerenciamento de tráfego ferroviário, para padronizar os sistemas no Brasil.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top