Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Estação de São Vicente de Minas
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
O município de São Vicente de Minas, fundado em 1799 e emancipado em 17 de dezembro de 1938, está localizado na região Sul do estado de Min...
O município de São Vicente de Minas, fundado em 1799 e emancipado em 17 de dezembro de 1938, está localizado na região Sul do estado de Minas Gerais, na microrregião de Andrelândia, com distância rodoviária de 299 Km da capital Belo Horizonte, 330 Km do Rio de Janeiro, 435Km de São Paulo e 1.020 Km de Brasília.
O distrito-sede encontra-se a 962 metros de altitude e a sua posição geográfica corresponde a 21º 42’46” de latitude sul e 44º26’38” de longitude oeste. O clima é classificado como tropical de altitude, com duas estações definidas: verões brandos e úmidos e invernos secos, estando a temperatura média anual em torno dos 20,7º C e tendo como índice pluviométrico cerca de 1.200 mm anual.
Faz divisa com os seguintes municípios: Carrancas e Madre de Deus, ao norte; Madre de Deus e Andrelândia, a leste; Carrancas, Minduri, Carrancas, a oeste e Serranos e Andrelândia ao sul. A principal forma de acesso ao município são as rodovias BR-040, BR-383 e MG-338.
A estação de São Vicente foi inaugurada em 15/06/1912 (foto abaixo) pela EFOM (Estrada de Ferro Oeste de Minas). Nos anos 1940 chegou a se chamar Francisco Salles, tendo o nome definitivo, São Vicente de Minas, apenas nos anos 1950.

No ano de seu centenário a Estação de São Vicente de Minas recebeu um belo presente, uma reforma completa e que foi realizada de forma bastante rápida, prova de que quando se quer realizar algo com seriedade as coisas acontecem.
As fotos abaixo são da estação em 03 setembro de 2011, antes da reforma, os sinais do tempo e do abadono eram marcantes e o seu destino parecia ser igual a tantas outras estações espalhadas por este país.


 
No entanto, um ano depois, no seu centenário, para a felicidade de todos e a preservação da história do município e do país, a estação está recebendo uma reforma completa. Um presente verdadeiro à ela e a população desta cidade.

 
 A obra trouxe de volta a beleza da estação, que agora aguarda, quem sabe um dia, servir novamente como embarque e desembarque, chegadas e partidas, alegrias e tristezas, esperanças e sonhos, como ela fazia no tempo em que o Trem Mineiro percorria estes trilhos.


 
Parabéns a todos que, com certeza, lutaram para que este patrimônio fantástico obtivesse tratamento digno e que sirva de exemplo para todas as demais cidades.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

Anônimo disse... 2 de dezembro de 2012 às 09:24

MINHA TERRINHA QUE ADORO

 
Top