A Estação Ferroviária Altamira, situada entre os municípios de Coivaras, Campo Maior e Alto Longá, ao norte de Teresina, está abandonada. O local que já foi uma das maiores estações ferroviárias do Piauí, abriga hoje cerca de vinte famílias que estão morando no local, por falta de atividade na linha férrea que liga o Piauí aos estados do Ceará e Maranhão.
As famílias que residem em Altamira estão sofrendo com a dificuldade de abastecimento de água, pois o poço que serve aos moradores, ficou sem vasão para abastecer o local, com a estiagem deste ano. O local possui energia elétrica.
Histórico da linha
A linha da Estrada de Ferro Central do Piauí foi aberta em 1922 ligando o porto de Luis Correa à estação de Cocal. Até 1937 teve um lento crescimento até alcançar Piripiri. Somente em 1952 chegou a Campo Maior, com os trens de passageiros somente atingindo essa cidade em 1966, e finalmente chegando a Altos e a Teresina em 1969.
Os trens de passageiros serviram a estrada até pelo menos 1979. A estrada jamais foi oficialmente erradicada, mas hoje os trilhos já foram arrancados na maioria do percurso, exceto no trecho entre Altos e Teresina, onde a ferrovia integra a ligação ferroviária Ceará-Maranhão.
A Estação
A estação de Altos foi inaugurada em 1965 e serviu a trens de passageiros por pouquíssimo tempo, constando nos guias históricos que isso ocorreu entre os anos de 1973 e 1979, podendo, por falta de fontes, ter funcionado até algum ponto dos anos 1980. Eram 3 trens por semana que faziam o percurso de Fortaleza a Teresina.
Antes da linha unir Altos a Oiticica, em 1972, a antiga E. F. Central do Piauí chegou em 1965 a Altos, vinda de Campo Maior e Parnaíba, com anos de atraso, ou seja, somente a partir de 1972.
Altos passou a ser entroncamento de linhas. também por pouco tempo, pois a Central do Piauí não durou muito. "A estação de Altamira fica no município de Coivaras distante um ou dois quilômetros da sede do município. Coivaras e Altos cresceram e o governo do Piauí já discute fazer circular um trem entre Teresina e Altamira, com parada em Altos e alguns pontos adicionais.
Em 2005 houve testes com trens de prova, sendo que o menor tempo para se percorrer este trecho ocorreu em 01h45min com uma das composições "Ganz-Mávagqué" que circulam no Metrô de Teresina. Os planos prevêem usar esses trens até Altamira quando o Estado comprar trens novos para o Metrô de Teresina. Com algunas melhorias na via até Altamira, o tempo de viagem pode ser reduzido a uma hora, considerado bom para esse tipo de tráfego"
"Morei no Bairro Batalhão de 1973 a 1990 e cresci vendo a velha estação ferroviária efervescendo com a chegada e a partida dos trens de passageiros para Fortaleza e Parnaíba. Ali era um sonho! Uma vida! A felicidade! Hoje eu choro, distante 2.100 quilômetros da minha terra, o descaso e a tristeza de ver a estação ebúrnea do meu sonho transformada num lugar onde rojam-se cobras. Adeus minha Altos" (Luciano Bonfim Moreira, 2007).
Fonte: cabecadecuia | Editor: Orlando Portela
As famílias que residem em Altamira estão sofrendo com a dificuldade de abastecimento de água, pois o poço que serve aos moradores, ficou sem vasão para abastecer o local, com a estiagem deste ano. O local possui energia elétrica.
Histórico da linha
A linha da Estrada de Ferro Central do Piauí foi aberta em 1922 ligando o porto de Luis Correa à estação de Cocal. Até 1937 teve um lento crescimento até alcançar Piripiri. Somente em 1952 chegou a Campo Maior, com os trens de passageiros somente atingindo essa cidade em 1966, e finalmente chegando a Altos e a Teresina em 1969.
Os trens de passageiros serviram a estrada até pelo menos 1979. A estrada jamais foi oficialmente erradicada, mas hoje os trilhos já foram arrancados na maioria do percurso, exceto no trecho entre Altos e Teresina, onde a ferrovia integra a ligação ferroviária Ceará-Maranhão.
A Estação
A estação de Altos foi inaugurada em 1965 e serviu a trens de passageiros por pouquíssimo tempo, constando nos guias históricos que isso ocorreu entre os anos de 1973 e 1979, podendo, por falta de fontes, ter funcionado até algum ponto dos anos 1980. Eram 3 trens por semana que faziam o percurso de Fortaleza a Teresina.
Antes da linha unir Altos a Oiticica, em 1972, a antiga E. F. Central do Piauí chegou em 1965 a Altos, vinda de Campo Maior e Parnaíba, com anos de atraso, ou seja, somente a partir de 1972.
Altos passou a ser entroncamento de linhas. também por pouco tempo, pois a Central do Piauí não durou muito. "A estação de Altamira fica no município de Coivaras distante um ou dois quilômetros da sede do município. Coivaras e Altos cresceram e o governo do Piauí já discute fazer circular um trem entre Teresina e Altamira, com parada em Altos e alguns pontos adicionais.
Em 2005 houve testes com trens de prova, sendo que o menor tempo para se percorrer este trecho ocorreu em 01h45min com uma das composições "Ganz-Mávagqué" que circulam no Metrô de Teresina. Os planos prevêem usar esses trens até Altamira quando o Estado comprar trens novos para o Metrô de Teresina. Com algunas melhorias na via até Altamira, o tempo de viagem pode ser reduzido a uma hora, considerado bom para esse tipo de tráfego"
"Morei no Bairro Batalhão de 1973 a 1990 e cresci vendo a velha estação ferroviária efervescendo com a chegada e a partida dos trens de passageiros para Fortaleza e Parnaíba. Ali era um sonho! Uma vida! A felicidade! Hoje eu choro, distante 2.100 quilômetros da minha terra, o descaso e a tristeza de ver a estação ebúrnea do meu sonho transformada num lugar onde rojam-se cobras. Adeus minha Altos" (Luciano Bonfim Moreira, 2007).
Fonte: cabecadecuia | Editor: Orlando Portela
Postar um comentário
Postar um comentário