Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Reunião discute Trem Turístico de Mangaratiba
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
O projeto "Trem dos Mares da CostaVerde", da Prefeitura de Mangaratiba, passou por mais uma etapa para suaefetiva realização. Nes...
O projeto "Trem dos Mares da CostaVerde", da Prefeitura de Mangaratiba, passou por mais uma etapa para suaefetiva realização. Nesta quarta-feira, dia 21, uma reunião entre o prefeitoEvandro Capixaba e os representantes dos setores envolvidos traçou planos,metas, cronogramas e necessidades para que o Trem dos Mares possa entrar nostrilhos em 2013. Participaram da reunião o subsecretário de Transportes doEstado, Antonio Pastori, a representante do setor de Relações Institucionais daMRS, Rosa Cassar, além dos secretários municipais de Assuntos EstratégicosFrancisco Ramalho, de Obras, Edmilson... e do procurador Leonel Algebaile.

O objetivo do encontro foi apresentar os avanços doprojeto ao prefeito e ajustar alguns pontos fundamentais para a viabilidade dotrem. Antonio Pastori apresentou o plano operacional da empresa que seráresponsável pelo trem. Detalhes como pontos de manobras, desvios e paradas quedeverão ser construídos ou adaptados também foram discutidos além danecessidade de construção de um local para abastecimento e manutenção doveículo. Pastori explica a importância do projeto. "Hoje no Estado do Riosó temos o Corcovado como trem turístico, que leva cerca 800 mil passageirospor ano. Este seria o segundo, daí a enorme importância que estamos dando aoTrem dos Mares", concluiu.

Para o prefeito, o sonho de ver novamente um tremturístico em Mangaratiba se torna cada dia mais real. "Quem não se lembrado antigo "macaquinho"? Os mais velhos com certeza contam suashistórias para seus filhos e netos. Queremos resgatar isso, a cultura e opatrimônio histórico que foi deixado de lado. Vamos desenvolver um planointegrado de turismo, ligando mar e montanha. Mais uma empresa vai se instalarem Mangaratiba, trazendo empregos e alavancando o turismo sustentável",disse o prefeito.

Já Rosa Cassar apresentou as exigências da MRS paraque o trem possa operar com segurança. "Estamos fechados com a prefeitura,mas são necessários alguns ajustes para que tudo corra perfeitamente. Algunsrequisitos básicos devem ser respeitados, como instalação de velocímetro, rádiocom frequência sintonizada com a empresa, construção de desvios e outrosdetalhes técnicos. Vamos trabalhar em conjunto com a prefeitura e osrepresentantes da empresa que irá explorar o trem para que isso seja feito omais breve possível", disse.

O projeto

O Trem dos Mares oferecerá uma viagem temática detrem. O passeio percorrerá o trecho de 18 km entre Itacuruçá e a enseada deSanto Antônio. Os passageiros poderão ver e vivenciar importantes elementoshistóricos, como as monumentais ruínas do Sahy, além dos pontos turísticos,culturais e históricos presentes nos 180 anos de história de Mangaratiba.

(Fonte: Diário do Vale)

About Author

Advertisement

Postar um comentário

Unknown disse... 16 de abril de 2013 às 19:28

Deram uma limpeza boa nas ruínas, na semana passada. Espero que seja um sinal de que esse projeto finalmente vai sair do papel

 
Top