Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Lançados Três Ambiciosos Projetos de Melhoria da Infraestrutura Ferroviária Europeia
Author: Anderson Nascimento
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  Foram este mês lançados, no âmbito do programa Horizonte 2020, três importantes projetos que visam a modernização da rede ferroviária d...
 
Foram este mês lançados, no âmbito do programa Horizonte 2020, três importantes projetos que visam a modernização da rede ferroviária dos países europeus. Denominados ROLL2RAIL, IT2RAIL e IN2RAIL, os projetos visam desenvolver métodos e tecnologias que tornem os transportes ferroviários mais sustentáveis e eficientes.

Os resultados obtidos serão utilizados no âmbito da parceria público-privada, de 450 milhões de euros, SHIFT2RAIL. Esta parceria serve como plataforma de coordenação de atividades de investigação, tendo como objetivo primário a promoção da inovação no setor ferroviário.
O primeiro dos três projetos, ROLL2RAIL, com um financiamento de 16 milhões de euros, propõe o desenvolvimento de tecnologias chave que revolucionarão o futuro do dimensionamento de composições ferroviárias. Em particular serão estudados novos sistemas de tração mais eficientes e silenciosos. Para isso os investigadores recorrerão a materiais compósitos ultraleves.
Será também feita a avaliação de novas formas de aumentar a capacidade das ferrovias e reduzir os custos de ciclo de vida tanto dos veículos como das vias.
O IT2RAIL, com um financiamento de 12 milhões de euros, visa assegurar a viabilidade e eficiência nas viagens de longa distância, através da coordenação entre os diferentes tipos de transportes. Para isso será criada uma framework de código aberto que permitirá a interoperabilidade dos vários serviços.
 
Finalmente, o terceiro projeto, IN2RAIL, de 18 milhões, tem como objetivo a otimização da gestão da infraestrutura ferroviária europeia. Serão utilizadas as mais recentes tecnologias para garantir uma base resiliente que permita aumentar a consistência e capacidade e reduzir os custos das redes.
Neste âmbito o IN2RAIL será dirigido aos sistemas de gestão de tráfego autónomos e ao abastecimento energético da infraestrutura ferroviária.
Com o conjunto dos três programas, o Horizonte 2020 pretende, além da duplicação da capacidade e aumento da fiabilidade e pontualidade, uma redução dos custos de ciclo de vida dos transportes ferroviários europeus, de 50%.
Fonte: CORDIS via Phys | Imagens (adaptadas): via SHIFT2RAIL

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