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Title: Instituto busca recursos para restaurar Perus-Pirapora
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ABAIXO: Locomotiva Baldwin da Dumont exposta em 2004 na praça central da cidade. À direita, carro de passageiros q...
ABAIXO: Locomotiva Baldwin da Dumont exposta em 2004 na praça central da cidade. À direita, carro de passageiros que pertenceu à ferrovia, e depois à E. F. Perus-Pirapora, infelizmente apodrecendo em Cajamar, SP, em 2004 (Fotos Ralph M. Giesbrecht).
25/02/2011
O Instituto de Cultura Democrática (IDC) fechou parceria com o Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural para o projeto de restauração da linha ferroviária e a criação de um circuito de visitação na Estrada de Ferro Perus-Pirapora, em São Paulo. As entidades buscarão incentivos fiscais através da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, para restaurar locomotivas que fazem parte do patrimônio ferroviário.
A Perus-Pirapora foi inaugurada em 1914 com uma tecnologia ferroviária leve, que à época oferecia o atrativo de ter um custo de implantação bem menor, devido à bitola estreita que empregava, possibilitando ao trem fazer curvas muito fechadas, dispensando, assim, túneis, viadutos e grandes movimentações de terra. A ferrovia era responsável por transportar cal e cimento retirados das pedreiras da região. Com pouco mais de 20 km de extensão, ligava a estação Perus da antiga São Paulo Railway ao município de Cajamar. Os trens circularam por 70 anos até 1983, quando a estrada foi desativada e tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo.
O plano visa à criação de um roteiro constituído por uma viagem de trem, que proporcionará ao visitante a sensação de viajar em um transporte ferroviário do século passado, em meio ao ambiente natural preservado. Será construído um museu, dividido em estações temáticas, que contam a história da ferrovia.

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