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Title: Novo Hamburgo quer melhorias no projeto de trem
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11/02/2011 - Diário de Canoas O prefeito Tarcísio Zimmermann reuniu-se ontem com o Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasíl...
11/02/2011 - Diário de Canoas

O prefeito Tarcísio Zimmermann reuniu-se ontem com o Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, para pedir melhorias no projeto de implantação do trem em Novo Hamburgo. A principal reivindicação do prefeito foram obras de alargamento e aprofundamento do Arroio Luiz Rau, conclusão da Estação Industrial, inclusão de serviços de melhoramento na Estação Fenac e na Estação Novo Hamburgo. A Trensurb está em fase de término do estudo do projeto, que trará detalhes das obras e do orçamento, cuja estimativa é de R$ 150 milhões. "Há 10 anos, quando o projeto da licitação das obras foi feito, não havia necessidades dessas melhorias. Atualmente, o município tem maior população, mais problemas com alagamentos do Arroio Luiz Rau e um maior número de indústrias", argumenta Tarcísio. Também estavam na comitiva que foi a Brasília o presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, o deputado federal Ronaldo Zülke e os vereadores Gilberto Koch e Ricardo Ica Ritter.

Como é hoje

A proposta de Tarcísio é dobrar a profundidade e a largura do Arroio Luiz Rau, sobre o qual passará o metrô. Dos três metros de profundidade passaria a seis, e dos 6 de largura, para 12 metros.

A proposta

Tarcísio afirma que as obras seriam aditivas ao contrato original e executadas durante a atual expansão do metrô, o que garantiria menos custos. Uma das prioridades do projeto seria o alargamento e aprofundamento do Arroio Luiz Rau, que teria sua capacidade dobrada, aumentando de três metros de profundidade para seis e de seis metros de largura para 12. "Quando o projeto inicial da expansão do metrô foi feito, a cidade não sofria tanto com alagamentos. Essa canalização acabaria com problemas no Centro, da rótula até parte da Avenida Nações Unidas", detalha.

Metrô na cidade a partir de junho

Atualmente, o programa já contempla a ampliação da Linha 1, que ligará Porto Alegre até o Centro de Novo Hamburgo. A primeira estação em Novo Hamburgo, no bairro Liberdade, poderá ser utilizada comercialmente a partir de julho. O prazo de entrega da Estação Liberdade foi garantido na reunião de ontem. O projeto atual da Trensurb conta com quatro novas estações (uma em São Leopoldo e três no Município), e está orçado em R$ 652 milhões. Terá mais 9,3 quilômetros de trilhos, aumentando em 30 mil o número de usuários diários do metrô. A estimativa é de que a viagem até Porto Alegre dure 55 minutos.

Prefeito tem expectativa positiva

O prefeito acredita que as reivindicações serão atendidas. "O projeto foi bem recebido pelo ministro do TCU, Raimundo Carreiro. Temos uma nova reunião com os técnicos do TCU em março, para apresentar custos e dados dos projetos." Após esse encontro, nova reunião será marcada com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para pleitear verbas. "Assim que esse aditivo no contrato for incluído e as verbas garantidas, acreditamos que imediatamente ocorram as obras."

Trensurb concorda com mudanças

O superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Humberto Kasper, garante que a empresa está de pleno acordo com as solicitações de Tarcísio. "Concordamos que desde que o projeto original foi desenvolvido, muitas coisas em Novo Hamburgo mudaram. O bairro Industrial merece que a estação seja concluída, pois é uma área que teve grande crescimento." Kasper reafirma ser ideal que as obras sejam um aditivo ao contrato original. "Outro contrato não valeria a pena", explica.

Saiba mais

Por terem alto custo, a ideia é inserir as obras complementares no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O contrato original de expansão do metrô até Novo Hamburgo prevê a construção das fundações da Estação Industrial. Atendidas as novas solicitações da Prefeitura, a estação seria concluída ainda dentro do mesmo contrato.

Outra solicitação é a canalização do Arroio Luiz Rau por três quilômetros de sua extensão, desde a rótula do Monumento ao Sapateiro ao Mercado Público. Isso dobraria a capacidade de captação de água, evitando alagamentos.

Outra reivindicação é a inclusão de integração regional do transporte rodoviário e metroviário na Estação Fenac. Por último, melhorias na Estação Novo Hamburgo (ao lado do shopping), como a inclusão de uma passarela até a estação, evitando que os usuários precisem atravessar a Avenida Nações Unidas.

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