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Title: Turismo Ferroviário e presevação do patromônio Ferroviário em debate
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O turismo ferroviário em Minas foi o tema da audiência pública que a Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo realizou n...

O turismo ferroviário em Minas foi o tema da audiência pública que a Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo realizou na terça, 23/8/11passado. A reunião foi o resultado do requerimento do deputado Duilio de Castro (PMN) juntamente com o CFVV - Associação do Circuito Ferroviário Vale Verde e contou com a presença de diversas autoridades governamentais e grande parcela da sociedade civil organizada.

Audiência pública na Assembleia debateu Turismo Ferroviário em MinasO Deputado Duilio é ex-ferroviário e foi o autor do requerimento que criou, em maio, a Frente Parlamentar em Defesa das Ferrovias Mineiras. O movimento, liderado pelo parlamentar sete-lagoano, tomou corpo e recebeu a simpatia e apoio de parlamentares mineiros e outros segmentos da sociedade, que lutam pelo turismo ferroviário e também pelo Trem de Minas, uma tradição guardada com orgulho pelo povo mineiro.

A audiência pública foi o espaço apropriado para debater o sucateamento da malha ferroviária mineira, em decorrência dos contratos de concessão do patrimônio da extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA), considerados lesivos ao patrimônio público. Sempre que questionadas, as empresas concessionárias dizem que não têm interesse pelo bem, mas recusam assumir os estragos e pagar multas que já alcançam mais de 2 bilhões de reais.

Diante de tais dificuldades, os participantes da audiência se manifestaram em criar uma força tarefa para solucionar o impasse. Dentro deste contexto, a Comissão aprovou requerimento do deputado Duilio de Castro de envio de ofício à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), solicitando auditoria nos contratos de concessão da infraestrutura ferroviária, sobretudo da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e MRS Logística.

O deputado também anunciou que vai pedir, na Justiça, a anulação destes contratos, já que há cláusulas não cumpridas.”Nos Estados Unidos, há mais de 500 mil quilômetros de trilhos para cargas. No Brasil, são 30 mil e só 13 são aproveitados no turismo. Precisamos fomentar isso para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas”, defendeu Duilio. Ao finalizar o deputado concluiu: “o Trem de Ferro é coisa nossa, faz parte da tradição e da cultura de Minas, vamos continuar esta luta”.

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