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Title: Trilhos da FCA, ferrovia da Vale podem virar VLT na Bahia
Author: Ferrovia Intermodal
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O governo da Bahia solicitou ao Planalto que estradas de ferro antes pertencentes à Ferrovia Centro Atlântica (FCA), subsidiária da Vale...

O governo da Bahia solicitou ao Planalto que estradas de ferro antes pertencentes à Ferrovia Centro Atlântica (FCA), subsidiária da Vale, sejam transformados em um sistema que sirva à mobilidade urbana na região metropolitana de Salvador.




 A intenção é que o Estado invista nas obras do empreendimento para ligar Salvador a Camaçari, atendendo aos trabalhadores do polo industrial. Outro trecho ligaria a capital ao município de Cachoeiras. Depois de concluída, com investimento de R$ 1,4 bilhão, a operação seria repassada a um concessionário.


O projeto já está sendo elaborado e, segundo autoridades baianas, o governo federal aprova o empreendimento - apesar de ele ainda estar sujeito a procedimentos burocráticos. O governo trabalha com um cronograma ambicioso. Planeja licitar as obras em Regime Diferenciado de Contratação - de trâmite mais célere - ainda neste ano e fazer a licitação de concessão no ano que vem.


O governo federal negocia com diferentes concessionárias a devolução de ferrovias à União. A intenção do Planalto é relicitar as linhas, com base em um novo modelo, eliminando o monopólio sobre os trechos e impondo mais obrigações de investimento.


No caso da FCA, já há vários trechos devolvidos. O objetivo da retomada das ferrovias da FCA, segundo o Ministério dos Transportes, é "viabilizar a execução de investimentos que não seriam possíveis com o contrato vigente". "O contrato, firmado com a FCA há 17 anos, não exige investimentos na atual ferrovia, ocasionando degradação e ausência de modernização da estrutura", diz comunicado enviado pelo Ministério.


A FCA já confirmou a devolução de 13 trechos. Desses, sete ela considerou como antieconômicos e vai converter os valores que seriam destinados à recuperação em aplicações na malha viável. "Esses investimentos serão feitos conforme relação de projetos indicados pelo Ministério dos Transportes, no total de R$ 760 milhões acrescidos de 15%", informou. "Os investimentos serão diluídos ao longo do período de concessão de maneira a garantir a estabilidade econômico - financeira da companhia".


A FCA devolverá, ainda, outros seis trechos ferroviários viáveis que já estão no programa de concessões. "A desativação atenderá a um cronograma aprovado pela ANTT e será garantida à FCA uma quantidade de capacidade operacional nos novos trechos", diz a FCA.

Por Mônica Scaramuzzo 

 Jornal: Valor Econômico  de São Paulo -  16/08/2013


Comentário:

O Governo do Estado da Bahia está planejando o que o CFVV Circuito Ferroviário Vale Verde vem propondo a anos, através do projeto Expresso Vale Verde, ligando Lavras a Varginha e Três Corações; reurbanizando o  entorno da linha ferroviária já existente .


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