O governo da Bahia solicitou ao Planalto que estradas de ferro
antes pertencentes à Ferrovia Centro Atlântica (FCA), subsidiária da
Vale, sejam transformados em um sistema que sirva à mobilidade urbana na
região metropolitana de Salvador.
A intenção é que o Estado invista nas
obras do empreendimento para ligar Salvador a Camaçari, atendendo aos
trabalhadores do polo industrial. Outro trecho ligaria a capital ao
município de Cachoeiras. Depois de concluída, com investimento de R$ 1,4
bilhão, a operação seria repassada a um concessionário.
O projeto já está sendo elaborado e, segundo autoridades baianas, o
governo federal aprova o empreendimento - apesar de ele ainda estar
sujeito a procedimentos burocráticos. O governo trabalha com um
cronograma ambicioso. Planeja licitar as obras em Regime Diferenciado de
Contratação - de trâmite mais célere - ainda neste ano e fazer a
licitação de concessão no ano que vem.
O governo federal negocia com diferentes concessionárias a devolução
de ferrovias à União. A intenção do Planalto é relicitar as linhas, com
base em um novo modelo, eliminando o monopólio sobre os trechos e
impondo mais obrigações de investimento.
No caso da FCA, já há vários trechos devolvidos. O objetivo da
retomada das ferrovias da FCA, segundo o Ministério dos Transportes, é
"viabilizar a execução de investimentos que não seriam possíveis com o
contrato vigente". "O contrato, firmado com a FCA há 17 anos, não exige
investimentos na atual ferrovia, ocasionando degradação e ausência de
modernização da estrutura", diz comunicado enviado pelo Ministério.
A FCA já confirmou a devolução de 13 trechos. Desses, sete ela
considerou como antieconômicos e vai converter os valores que seriam
destinados à recuperação em aplicações na malha viável. "Esses
investimentos serão feitos conforme relação de projetos indicados pelo
Ministério dos Transportes, no total de R$ 760 milhões acrescidos de
15%", informou. "Os investimentos serão diluídos ao longo do período de
concessão de maneira a garantir a estabilidade econômico - financeira da
companhia".
A FCA devolverá, ainda, outros seis trechos ferroviários viáveis que
já estão no programa de concessões. "A desativação atenderá a um
cronograma aprovado pela ANTT e será garantida à FCA uma quantidade de
capacidade operacional nos novos trechos", diz a FCA.
Jornal: Valor Econômico de São Paulo - 16/08/2013
Comentário:
O Governo do Estado da Bahia está planejando o que o CFVV Circuito Ferroviário Vale Verde vem propondo a anos, através do projeto Expresso Vale Verde, ligando Lavras a Varginha e Três Corações; reurbanizando o entorno da linha ferroviária já existente .
Comentário:
O Governo do Estado da Bahia está planejando o que o CFVV Circuito Ferroviário Vale Verde vem propondo a anos, através do projeto Expresso Vale Verde, ligando Lavras a Varginha e Três Corações; reurbanizando o entorno da linha ferroviária já existente .
Postar um comentário
Postar um comentário