Maria Fumaça
Maria Fumaça
Este é um dos poucos passeios de Maria Fumaça que restam no Brasil. É uma boa opção de passeio para quem mora na região de Campinas e também na capital paulista, já que é um dos únicos passeios de Maria Fumaça próximos de São Paulo. A Maria Fumaça em Campinas está bem conservada, tem monitores que explicam seu funcionamento, passa por fazendas centenárias da época do café. É um ótimo passeio para as crianças e também para os mais velhos que chegaram a viver a época da Maria Fumaça e dos trens no Brasil. A Maria Fumaça de Campinas já foi inúmeras vezes utilizada como cenário de novelas de época das emissoras brasileiras, como Terra Nostra, Sinhá Moça, Cabloca entre outras. Dizem que já foram gravadas ali mais de 20 novelas, na entrada da estação é possível ver fotos dos artistas que fizeram as novelas com roupas de época.
Estação Anhumas
Estação Anhumas

O trajeto

A Maria Fumaça sai da estação Anhumas (em Campinas) e vai em direção a cidade de Jaguariúna, logo que sai da estação já começa a passar por varias paisagens bonitas e fazendas dá época do café, em cada vagão (na verdade chamados de carros) um monitor (guia) vai dizendo por onde o trem vai passando e falando sobre as fazendas e de seus donos, e quem foi o arquiteto que construiu a casa entre outras coisas, é uma boa aula de historia sobre a região.

O trem para na estação Tanquinhos onde nos foi é explicado o funcionamento do trem a vapor carinhosamente apelidado pelos portugueses de Maria Fumaça. É mostrado também um telefone da época girado a manivela, bem diferente dos celulares usados hoje em dia.

Depois o passeio segue pra cidade de Jaguariúna onde há um museu e também é possível tirar fotos com roupa de época.
Uma das fazendas que o trem passa
Uma das fazendas que o trem passa