Cesar Mori Junior Cesar Mori Junior Author
Title: FERROVIA DO VINHO
Author: Cesar Mori Junior
Rating 5 of 5 Des:
Viemos por meio desta manifestar e reivindicar a volta a antiga "Ferrovia do Vinho", ao qual ligava a Estação Ferrovi...

Viemos por meio desta manifestar e reivindicar a volta a antiga "Ferrovia do Vinho", ao qual ligava a Estação Ferroviária de Bento Gonçalves a Estação de Jaboticaba. Apresentamos a seguir algumas características do passeio iniciado em meados de 1988 e abandonado por volta de 1992.
* Percurso: 48 Km
* Duração: 3 h 15 min
* Bento Gonçalves (618m) até Jaboticaba (131m) a partir do nível do mar.
Imagine você, um passeio em uma autêntica "Maria Fumaça" tomando como ponto de partida Bento Gonçalves e descendo, 487m por trilhos, passando por túneis, viadutos que trazem uma emoção a cada instante. Sem contar o clima, a mudança por causa da altitude e a sensação de estarmos regressando no tempo. Se você conheceu alguém que fez este passeio, pode comprovar que o que estamos afirmando trata-se de uma constatação.
Descrevemos a seguir, do Guia de Bento Gonçalves (1988), trecho sobre estre trajeto:
" Embarcar numa composição tracionada por uma velha "Maria Fumaça" e viajar da progressista Bento Gonçalves até o vilarejo da estação de Jaboticaba é fazer uma viagem através do tempo.
A luz do sol ou os pingos da chuva, ou ainda, a neblina que emerge pura e alva na imensidão dos vales, oferece ao turista uma emoção diferente a cada curva, cada ponte, a cada túnel.
A magia da natureza verdejante empolga e fascina: as montanhas imponentes, os parreirais já ostentando deliciosos cachos de uva; a imensidão dos vales, os túneis (8), os viadutos (6), causam de instante a instante admiração, empolgação e deslumbramento.
A meia hora da chegada, uma parada para lanche e para admirar-se com as canções típicas da Velha Itália cantadas com ardor por corais da terra.
Ao longo do trajeto, depara-se com um espetáculo grandioso que arrebata, maravilha, comove, assusta, seduz e inspira. São momentos de emoções incontroláveis e indiscritíveis para você guardar para sempre no seu coração. "

RELAÇÃO DE TÚNEIS
POSIÇÃO EXTENSÃO OBS.:
Km 0 525.00 m Em "Y"
Km 4 514.00 m -
Km 6 58.00 m menor
Km 9 235.00 m -
Km 10 132.00 m -
Km 13 559.00 m maior
Km 19 270.00 m -
Km 23 97.00 m -
TOTAL: 2.390,00 metros

A BIKE TOUR em por princípio apoiar toda e qualquer iniciativa que vise mostrar a natureza, preservando-a. Acreditamos que assim, através da conscientização das pessoas por meio de se mostrar as belezas que estamos destruindo, crie-se uma ideologia de preservação de desenvolvimento sustentado levando-se em conta as agressões causadas a natureza, não só a curto prazo, mas também a longo prazo.
Queremos mostrar o que acontece no nosso município e região e procuramos apontar as causas e achar soluções para que num futuro próximo, não nos arrependamos por não termos feito o mínimo para garantir a sobrevivência das próximas gerações.
Hoje, a "Ferrovia do Vinho" sai do município de Bento Gonçalves, na Estação Ferroviária da Cidade Alta e passa pelos municípios de Garibaldi, chegando a Carlos Barbosa. Também tem belas paisagens, mas nada comparado ao que citamos acima. Gostaríamos de manifestar então, nosso descontentamento por isso, nossa preocupação é até quanto tempo a natureza vai estar bela e formosa para que possámos admira-la. Só o futuro nos dirá...

Foto do Percurso antigo, com destino a Jaboticaba, passando por um dos tantos viadutos deste trajeto. Ao fundo, vê-se a montanha, totalmente arborizada, hoje, passados pouco menos de dez anos, está bem diferente.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

Anônimo disse... 13 de abril de 2012 às 16:33

moro na regiao de veranopolis e gostaria de ver essa ferrovia de volta a ativa...

 
Top