Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Após restauração, Maria-fumaça histórica é exposta em São Carlos
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
01/12/2013 Depois de receber novas peças, pintura e uma limpeza especial, a histórica locomotiva "Maria-Fumaça 821" ganhou uma...
01/12/2013
Depois de receber novas peças, pintura e uma limpeza especial, a histórica locomotiva "Maria-Fumaça 821" ganhou uma exposição em São Carlos (232 km de São Paulo).
A locomotiva a vapor do fim do século 19 foi uma das primeiras a circular na estrada de ferro de São Carlos.
A recuperação faz parte de um projeto de valorização da cultura ferroviária local, que estuda a possibilidade de colocar a maria-fumaça novamente em operação numa linha turística da cidade.
Por iniciativa da Fundação Pró-Memória de São Carlos, a recuperação estética da locomotiva, com custo de R$ 15 mil, contou com a restauração e a substituição de peças, limpeza da caldeira, retirada de ferrugem e nova pintura. O processo de reforma durou quatro meses.
"Ela faz parte do patrimônio ferroviário, em grande parte sucateado e esquecido. É também um remanescente do período cafeeiro, importante fase da história do município", disse Luís Carlos Triques, diretor presidente da fundação.
Edson Silva /Folhapress
A locomotiva está exposta permanentemente na plataforma da Estação Cultura. A entrada no local é gratuita.
 
EXPOSIÇÃO
Para acompanhá-la, a fundação também montou a exposição "Com o passar dos trilhos", que traz, a partir de uma linha temporal, ilustrações e eventos que marcaram a história das ferrovias no Estado de São Paulo.
São episódios, desde 1852, como a chegada da primeira maria-fumaça no Brasil, "A Baronesa". Também estão expostas maquetes de ferrovias, montadas pelo grupo ferromodelista da cidade.
As ferrovias em São Carlos tiveram grande importância no final do século 19 e meados do século 20, com vagões de passageiros e de cargas.
Além da ligação da cidade com outras regiões do interior e ao porto de Santos, existiam ainda vário ramais em direção à área rural e aos distritos de Santa Eudóxia e Água Vermelha.
A criação da linha turística em São Carlos está orçada em R$ 6 milhões.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ribeiraopreto/2013/12/1379146-apos-restauracao-maria-fumaca-historica-e-exposta-em-sao-carlos.shtml

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top