Pelo menos 20 cidades de porte médio no interior de São Paulo
entraram com pedidos no Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes (Dnit) para retirar os trilhos das áreas urbanas. O objetivo
é eliminar o risco de acidentes como o que aconteceu neste domingo, 24,
em São José do Rio Preto, em que o descarrilamento de vagões de cargas
causou a morte de pelo menos oito pessoas. A cidade está na lista das
que reivindicam contornos ferroviários para eliminar a passagem de trens
por áreas densamente povoadas. O projeto executivo de engenharia foi
licitado em 14 de janeiro de 2010, mas ainda não foi concluído. O
contorno, com 23 quilômetros, desviaria a linha férrea para fora do
perímetro urbano, na divisa com Cedral.
Em Sorocaba, a concessionária America Latina Logística (ALL)
apresentou à prefeitura um estudo para desviar a ferrovia do perímetro
urbano. Os trilhos cortam o município de leste a oeste e os trens passam
em áreas críticas. No bairro Nova Esperança, uma antiga favela, as
composições reduzem a velocidade em razão de um declive e se tornam
alvos de saqueadores. Os vagões são desconectados e a carga é pilhada. A
prefeitura de Americana, região de Campinas, passou a reivindicar a
saída dos trilhos da área urbana depois um acidente que aconteceu em
2010. Um trem de cargas atingiu um ônibus num cruzamento deixando nove
mortos e 18 feridos. A prefeitura de Bauru, no centro-oeste paulista, já
recebeu da ALL um estudo para retirar a linha férrea da área urbana.
O Dnit afirmou que a Diretoria de Infraestrutura Ferroviária aprovou
projetos de transposição da linha férrea em Jaú, Bauru, Botucatu,
Pederneiras, Dois Córregos, Jales, Catiguá, São Carlos e Guararema. As
obras visam à solução dos conflitos entre a operação ferroviária e o
sistema urbano. O projeto do contorno ferroviário de Ourinhos deve ser
aprovado esta semana. As obras do contorno de Araraquara estão
contratadas e em fase final de execução. Ainda de acordo com o
departamento, estão em desenvolvimento projetos de transposições da
linha férrea em Avaré, Votuporanga, Fernandópolis, Lençóis Paulista e
Mogi da Cruzes, e de rebaixamento dos trilhos em Itapetininga. A
transposição da linha férrea foi contratada em São Carlos e já foi
executada em Matão e Valentim Gentil.
25/11/2013 - Agência Estado
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