A tecnologia permite aumento de capacidade de carga e circulação dos trens em condições extremas
A VLI, empresa especializada em operações logísticas que integram atividades de ferrovias, portos e terminais, é a primeira companhia no Brasil a realizar um teste com locomotiva de tecnologia AC de bitola métrica. No âmbito internacional, apenas uma companhia chilena já fez teste similar. A operação pioneira aconteceu em parceria com Electro-Motive Diesel (EMD) e contou com um trem carregado com 21 vagões de fertilizantes, que partiu de Contagem em direção ao Triângulo Mineiro. Ao todo, 2065 toneladas foram tracionadas.
A principal novidade é o motor de tração de corrente alternada que até o momento não existia em bitola métrica (1,00m) no Brasil, sendo utilizada apenas em modelos para bitola larga. Hoje, a tecnologia DC, de corrente contínua, representa 100% da frota de locomotivas métricas no país. Desenvolvida nos anos 2000, a tecnologia AC permite um controle eletrônico mais preciso e um aumento de cerca de 50% da capacidade de transporte de duas locomotivas de mesmo peso e potência.
Além da possibilidade do aumento de capacidade, outra grande vantagem da tecnologia AC é que ela permite a circulação das locomotivas de forma mais eficiente em condições extremas, como em curvas estreitas e rampas muito inclinadas, reduzindo os impactos na circulação e manutenção dos trens. Para o gerente de processos da VLI, João Silva Júnior, esse é um fator extremamente estratégico uma vez que os trens da empresa circulam normalmente em traçados sinuosos, o que demandam muita redução de velocidade com as locomotivas de corrente contínua.
"Estamos cada vez mais investindo em inovação, com ativos mais modernos e com capacidade para de fato suportarem o crescimento de volume da VLI. Com o desenvolvimento da corente alternada para a bitola métrica, podemos ganhar em agilidade, produtividade e confiabilidade para nosso sistema logístico", enfatiza Silva.
O teste da AC de bitola métrica
O sucesso do teste só foi possível graças ao projeto de três anos desenvolvido por uma equipe de mais de 50 pessoas da VLI, envolvendo técnicos, especialistas, engenheiros, maquinistas, entre outros profissionais, juntamente como o fabricante de locomotivas EMD.
Visitas à Austrália, Indonésia e Chile foram feitas a fim de aprofundar os estudos e melhor adaptar o produto a realidade brasileira, uma vez que tais países já possuem locomotiva similar em circulação com bitola Cape Gauge (1,06m) ou métrica (1,00m).
Segundo o gerente da EMD, Marcell Mazzo, ao longo dos últimos 20 anos a tração AC (corrente alternada) provou ser superior à tração DC (corrente contínua) no desempenho de aderência da roda ao trilho e em relação aos custos gerais de ciclo de vida das operações de frete em todo o mundo. "O resultado obtido na América do Norte, Ásia, Austrália, Índia, entre outros foi um dos maiores ganhos de produtividade na história da ferrovia de carga. Agora é vez de o Brasil provar essa tecnologia em bitola métrica com a locomotiva GT46AC, em teste inédito na VLI," destaca Mazzo.
A VLI continuará realizando testes com locomotivas de tecnologia AC durante mais seis meses, tracionando trens de açúcar, grãos e fosfato no corredor Centro-Sudeste. Após as operações, se aprovada, a locomotiva poderá integrar o portfólio de locomotivas homologadas pela engenharia da VLI para aquisições no futuro.
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» VLI E EMD TESTAM LOCOMOTIVAS AC DE BITOLA MÉTRICA PELA PRIMEIRA VEZ NO BRASIL
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