CFVV CFVV Author
Title: As ten-wheeler "modernas" da bitolinha (E. F. Oeste de Minas) - SEGUNDA PARTE
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
RFFSA SR-2 37, rotunda de São João del-Rei, 1989. Foto de Flávio F. Lage. A ten-wheeler 38, mesmo depois da desativação do trecho entr...

RFFSA SR-2 37, rotunda de São João del-Rei, 1989. Foto de Flávio F. Lage.



A ten-wheeler 38, mesmo depois da desativação do trecho entre Aureliano Mourão e Antônio Carlos, ainda prestou serviços no trem turístico de fim de semana por algum tempo, até ser desativada e guardada no museu ferroviário.


Fabricante: The Baldwin Locomotive Works

Nº de série: 37083

Classificação White: 4-6-0 Ten-wheeler

Longerão: outside-frame (externo às rodas, com contra-balanços)

Bitola: 2' 6" (0,76m)

Primeiro nº: 40 (E. F. Oeste de Minas, 1912-1931)

Segundo nº: 108 (E. F. Oeste de Minas, 1881-1931, e Rede Mineira de Viação - Oeste, 1931-1937)

Terceiro nº: 38 (Rede Mineira de Viação, 1937-1966; Viação Férrea Centro Oeste, 1966-1975, e RFFSA SR-2, 1975-1996)


VFCO 38, ao lado do maquinista Emídio Giarola que a utilizou enquanto a sua locomotiva, a VFCO 68, sofria revisão geral nas oficinas de São João, ano desconhecido. Foto de Benito Mussolini Grassi.



VFCO 38, depósito de locomotivas de São João del-Rei, 1976. Foto de Cid J. Beraldo.



VFCO 38, cargueiro retratado na revista Railroad Magazine de agosto de 1976. Foto de Michael Eagleson.


VFCO 38, segundo meu primo, na comemoração de 38 anos de serviços do meu tio João Donato na ferrovia, 1976. Foto acervo NEOM-ABPF.



RFFSA SR-2 38, manobrando carros em Antônio Carlos, MG, 1982. Foto acervo de Paul Waters.


RFFSA SR-2 38, trem turístico, 1986. Parece que o pintor andou vendo fotos das locomotivas indianas e copiou a estrela de oito pontas. Foto acervo NEOM-ABPF.


RFFSA SR-2 38 (EFOM 40, RMV-Oeste 108), no girador da rotunda de São João del-Rei, onde é preservada como monumento estático, 1989. Foto de Flávio F. Lage.


A ten-wheeler 39 não teve a mesma sorte de suas colegas de grupo. Devido a um problema na caldeira, nada que não pudesse ser remediado, foi sucateada. O precipitado ato quebrou a sequência das mais formosas locomotivas da bitola de 0,76m.


Fonte Blog: Trilhos do Oeste

Autor: Welber Santos.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top