CFVV CFVV Author
Title: Anut: frete cairá com nova regulamentação do setor
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
22/07/2011 A Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (Anut), entidade que representa os clientes das ferrovias, recebeu com...

22/07/2011
A Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (Anut), entidade que representa os clientes das ferrovias, recebeu com entusiasmo as novas resoluções da ANTT publicadas nesta terça, 20/07. Para a associação, com a regulamentação do setor ferroviário de cargas, o frete cobrado pelas operadoras vai cair, ainda que involuntariamente.
De acordo com Luis Henrique Baldez, presidente da associação, as novas regras trarão maior competitividade para o setor e permitirão que o cliente atue não só como usuário, mas também como operador ou investidor. “Se o concessionário não tiver interesse em um trecho, o usuário poderá utilizar. Além disso, se o concessionário cobrar uma taxa muito cara, o usuário poderá entrar como operador, investindo em material”, afirmou.
Para Baldez, essa maior flexibilidade na operação irá refletir na redução das tarifas, consideradas abusivas pelos usuários das ferrovias.  Isso porque, a partir do momento que for mais vantajoso para o cliente investir em material rodante ao invés de pagar pela operação, as concessionárias terão que rever seus preços. “A Rumo Logística é um exemplo vivo disso. Se ela investiu e ficou mais barato, porque outros clientes não farão o mesmo?”, questiona.
Além disso, o presidente da Anut ressaltou que, com a regulamentação dos diretos e deveres de usuários e operadores, haverá um respaldo no caso de irregularidades. “O concessionário tinha o contrato, e o usuário não tinha nada. Agora, se eles não entregarem a carga no tempo certo, vão pagar multa. Vão pensar duas vezes”, afirmou.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top