CFVV CFVV Author
Title: Caterpillar lança fábrica de Locomotivas em Minas
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
25/07/2011 Empresa fabricará locomotivas em Sete Lagoas (MG) A Caterpillar anunciou hoje em sua sede em Peoria, Illinois, a contrução de...

25/07/2011
Empresa fabricará locomotivas em Sete Lagoas (MG)

A Caterpillar anunciou hoje em sua sede em Peoria, Illinois, a contrução de uma fábrica de locomotivas no Brasil, situada em Sete Lagoas (MG). O anúncio coincide com a publicação das resoluções da ANTT abrindo o mercado ferroviário a novos operadores, entre os quais grandes fabricantes de polpa de papel, possíveis clientes da nova fábrica. Segundo Billy Ainsworth, CEO da Progress Rail, braço ferroviário da Caterpillar, a possibilidade de novos compradores foi um fator importante na decisão. Contou também um “belo pacote de incentivos fiscais” concedido pelo governo de Minas. Será a segunda fábrica de locomotivas no Brasil e de Minas Gerais. A GE tem a sua fábrica em Contagem.

A fábrica vai ser instalada dentro de uma antiga oficina de locomotivas da FCA, hoje utilizada como depósito e arrendada a longo prazo pela Progress Rail. A oficina é servida por bitola mista. A FCA é hoje a principal cliente da Progress Rail, que está remodelando 40 locomotivas SD40S2, fabricadas pela EMD americana, antiga fábrica de locomtoivas da GM, hoje também parte da Caterpillar. A reforma está sendo realizada nas instalações da MGE, empresa brasileira pertencente à Progress Rail, com instalações em Hortolândia e Diadema, São Paulo. A MGE será responsável pela operação da nova fábrica.

As locomotivas fabricadas em Sete Lagoas serão do modelo SD70, mais avançado, e  continuarão usando a marca da EMD, a única fábrica de locomotivas  diesel  do mundo a utilizar motores de dois tempos. As SD40 estão recebendo oito eixos em lugar de seis, para reduzir o peso por eixo e poder assim trafegar em boa parte da malha da FCA. Até agora já foram entregues 26. A área da fábrica será de 100 mil m2, com 12 mil m2 cobertos.

A fabricação deve ter início em seis meses, segundo Ainsworth. Os estrados e a cabine serão fabricados em Sete Lagoas e os componentes adquiridos da indústria nacional. A MGE vai fabricar os motores de tração. Os motores diesel serão importados dos Estados Unidos. A fábrica será a primeira a produzir locomotivas EMD fora da América do Norte. Atualmente essas máquinas são fabricadas nas antigas instalações da EMD em La Grange, perto de Chicago, em Ciudad Sagun, no México, e em London, no Canadá.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top