CFVV CFVV Author
Title: Ferrovias brasileiras: um grande gargalo logístico!
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
Quando a ANTF e o Governo Federal anunciam o resultado dos 15 anos de privatização das ferrovias apresentam dados fabulosos que sugerem suce...
Quando a ANTF e o Governo Federal anunciam o resultado dos 15 anos de privatização das ferrovias apresentam dados fabulosos que sugerem sucesso do processo. Não vi ainda nenhum agente do Governo ou das Concessionária mostrar o passivo de alguns bilhões decorrentes dos danos ambientais, patrimoniais, econômicos e sociais causados pelos gananciosos predadores do patrimônio público. Será que nessas mudanças não vão simplesmente oficializar o perdão dos passivos transferindo o ônus da reconstrução pra viúva ? Paulo Ferraz


O modal, foi entregue totalmente à iniciativa privada, que também não tem acompanhado o crescimento da produção do País, e é, hoje, um grande gargalo logístico para o escoamento dos produtos nacionais, principalmente as commodities.

Não é difícil adivinhar que falamos das ferrovias. Privatizadas no governo FHC, em 1997. Na última semana, a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) anunciou novas resoluções que, segundo definição da própria agência, são um novo marco regulatório para o setor.

O senador Roberto Requião, em vídeo postado na sexta-feira (22), não acredita em mudanças substanciais para melhor com as novas medidas. O ex-presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, cobra a atuação da agência reguladora e lembra que a atuação da ANTT é considerada inaceitável e imoral pelo Ministério Público Federal.


“Entre 1997 e 2001 as ferrovias estavam entregues à sanha dos monopólios privados sem um órgão fiscalizador minimamente equipado. A ANTT foi criada em 2001. E nada mudou. A ANTT não vem sendo apenas conivente com a predação, mas fez e faz ouvidos de mercador às denúncias da sociedade contra a crueldade dos monopólios privados contra regiões, indústrias, agricultores”.



Olhos da ANTT, fiscalizando as concessionárias. 


Muita “água ainda vai rolar por debaixo dessa ponte”, diz um sábio ditado popular. E é o que deve acontecer, nos próximos dias, com a questão das regras para a concessão de ferrovias no País. E é bom que assim o seja. Tudo mostra que a sociedade quer e precisa falar sobre o assunto. E a ANTT precisa ouvir. E o Governo Federal abrir os olhos.


ANTT ( AGENCIA NACIONAL DOS TRAPALHÕES EM TRANSPORTES ) por: Duda São Vicente


Clodoaldo maquinista

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top