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Title: Metrô e o VLT de Brasilia
Author: Ferrovia Intermodal
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O Metrô de Brasília é o sistema metroviário operado pela estatal (Metrô-DF - Companhia do Metropolitano do Distrito Federal). Tra...




O Metrô de Brasília é o sistema metroviário operado pela estatal (Metrô-DF - Companhia do Metropolitano do Distrito Federal).
Transporta cerca de 160 mil usuários por dia, que passam entre suas 24 estações e duas linhas (Linha Verde e Linha Laranja).
A malha metroviária brasiliense soma 42,38 km de extensão, sendo atualmente a segunda maior do país - acima do Metrô do Rio de Janeiro (40,9 km)  e atrás somente do Metrô de São Paulo (74,3 km).
As linhas Verde e Laranja compartilham um trecho inicial de 19,19 km - entre as estações Central (localizada na rodoviária do plano piloto de Brasília) e Águas Claras - e depois se bifurcam, em forma da letra Y. O primeiro ramal de 14,31 km compreende parte de Águas Claras, percorrendo Taguatinga Centro e Taguatinga Norte, e chega até Ceilândia. O segundo eixo, de 8,8 km, passa por Taguatinga Sul e atinge Samambaia.


História

A construção do Metrô do Distrito Federal iniciou-se em 1992 e, originalmente, tinha previsão de inauguração em 1994. Mas com o atraso das obras, o primeiro trecho do Metrô só foi inaugurado no início de 2001. O serviço comercial começou em setembro daquele ano.

Durante os primeiros meses, o Metrô operou somente das 10 às 16 horas, ao longo de 32 km da rede de 41 km (da Estação Central de Brasília a Taguatinga e a Samambaia), com 11 estações.

A estação Concessionárias foi entregue em 2002. A estação Arniqueiras passou a operar em 2004. As estações Centro Metropolitano e Ceilândia Sul foram inauguradas em 2006. No ano de 2008, em 16 de abril, foram entregues as estações 108 Sul, Guariroba, Ceilândia Centro, Ceilândia Norte e Terminal Ceilândia. Em 2009 foram entregues as estações 102 Sul e 112 Sul. Em maio de 2010, foi entregue a estação Guará. Já pronta, a estação Estrada Parque ainda não está operacional. Ainda estão previstas as estações 104 Sul, 106 Sul, 110 Sul e Onoyama, além de novas estações nas expansões da linha na Asa Norte, Celiândia e Samambaia.

Inaugurada em julho de 2010, a nova Rodoviária Interestadual de Brasília situa-se ao lado da estação Shopping. A localização do novo terminal de ônibus facilita seu acesso para os usuários do metrô.

Características do sistema

Este sistema é formado pelas Linhas Metrô do Distrito Federal - Linha VerdeMetrô do Distrito Federal - Linha Laranja. Ambas as linhas começam na estação Central, situada no subsolo da Rodoviária do Plano Piloto, e trafegam conjuntamente até a estação Águas Claras.

A Linha Laranja vai para o sul, até o Terminal Samambaia, enquanto a Linha Verde segue para Ceilândia.

O metrô trafega pelo subsolo no trecho entre a estação Central e a estação Asa Sul. Também é subterrâneo o trecho sob Taguatinga, onde fica a estação Praça do Relógio, bem como o trecho entre as estações Guariroba e Ceilândia Norte, passando pela Estação Ceilândia Centro (a única estação em subsolo na Ceilândia), e sob o centro da cidade. Também há um único trecho de via elevada sobre a EPIA, próximo à estação Shopping. Os outros trechos do Metrô-DF são basicamente pela superfície, predominantemente em trincheira.

No Metrô-DF a velocidade máxima é de até 80 km/h. A bitola dos trilhos é de 1.600 mm (Bitola Irlandesa) e a alimentação dos trens é feita por um terceiro trilho. Suas estações são equipadas com escadas fixas, escadas rolantes e elevadores.


VLT de Brasília


O VLT de Brasília, Metrô Leve de Brasília ou Metrô de Superfície de Brasilia, ainda em fase de construção, será um meio de transporte baseado no sistema de veículos leves sobre trilhos (VLT), e tem como objetivos desafogar o fluxo de veículos, e incrementar o sistema público de transporte no Plano Piloto. O sistemas será operado pela Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF). O Projeto completo tem como intuito ligar o Aeroporto de Brasília ao Terminal da Asa Norte, através da via W3, e também ligará todo Eixo Monumental.


Características do sistema

O sistema será formado por duas linhas, sendo que a primeira partirá do Aeroporto e passará pelo Terminal Rodoviário da Asa Sul, pela via W3 Sul e W3 Norte, até chegar ao Terminal da Asa Norte localizado no fim da Asa Norte, totalizando um percurso de aproximadamente 22,6 km. E a segunda linha fará a ligação de todo Eixo Monumental, e ligará vários pontos turísticos da Cidade, como a Praça dos Três Poderes, a Esplanada dos Ministérios, a Torre de TV, o Estádio Mané Garrincha, e o Memorial JK, num percurso de aproximadamente 6,3 km.

Os veículos a serem utilizados terão capacidade de transportar até 570 passageiros por veículo, e o sistema terá capacidade transportar até 120 mil passageiros por dia. Os veículos circularão numa velocidade comercial de 30 km/h, e numa velocidade máxima de 70 km/h. E o tempo de espera em cada estação será entre três e quatro minutos.

Obras de Construção

A princípio, o primeiro trecho do VLT de Brasília a ser construído, a partir de setembro de 2009, faria a ligação do Terminal Asa Sul à quadra 502 Norte, num trajeto de 8,7 km e 11 estações, ao longo da Avenida W3. Esta fase da obra estava orçada em R$ 780 milhões. O término da construção deste trecho deveria ocorrer até o final de 2010. No entanto, a obra foi paralisada pela Justiça em setembro de 2010. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou que o contrato para construção do VLT fosse anulado, por suspeita de irregularidade na concorrência pública.

Em abril de 2011, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal anulou a concorrência, que havia sido realizada em 2009. O Governo do Distrito Federal anunciou que faria uma nova licitação para o VLT.

Em setembro de 2011, o secretário de Transportes do Distrito Federal, José Walter Vazquez Filho, descartou a possibilidade de implantação do trecho entre o Terminal Asa Sul e a 502 Norte até 2014. Segundo ele, a prioridade é entregar o trecho 1, que ligará o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek ao Terminal Asa Sul, com 6,4 quilômetros de extensão.

Em abril de 2012, durante audiência na Comissão Especial da Copa do Mundo da Câmara Legislativa do Distrito Federal, o secretário de Obras do Distrito Federal, David de Mattos, admitiu que o VLT de Brasília não ficará pronto antes da realização do Mundial de Futebol no Brasil.


Fonte:  Wikipédia 







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