Guilherme Guilherme Author
Title: Quatro meses de operação do VLT em Maceió
Author: Guilherme
Rating 5 of 5 Des:
A modernidade do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) materializa o anseio das ferrovias brasileiras por inovação tecnológica e reconquista de...


A modernidade do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) materializa o anseio das ferrovias brasileiras por inovação tecnológica e reconquista de espaço e importância no contexto social. A CBTU, fomentadora do desenvolvimento do transporte sobre trilhos, larga na frente e Maceió é a primeira capital brasileira a ter os VLT’s em plena operação.

Além da disseminação da imagem do veículo como sinal de progresso, sendo utilizado em campanhas publicitárias, inclusive pela própria mídia, o VLT consolidou a marca CBTU no Estado, pois obteve aceitação entre os usuários do tradicional modelo ferroviário, bem como o interesse e a curiosidade dos alagoanos que nunca haviam utilizado o trem como meio de transporte.

Após a inclusão de 02 VLT’s na operação comercial, em apenas 04 meses, o número de passageiros transportados aumentou cerca de 83%. Dados da Companhia revelam que em janeiro de 2012 foram mais de 110 mil usuários atendidos na região, contra 65 mil transportados em janeiro de 2011.

Para o Superintendente da CBTU de Maceió, Marcelo de Aguiar Gomes, o aumento considerável de usuários transportados demonstra que conforto, segurança, pontualidade e tarifa acessível, aliadas a ampliação da oferta de viagens, atendem às necessidades da população. “O VLT é constantemente mencionado como referência e até mesmo solução para o transporte público nas grandes cidades. Isso demonstra o sucesso do projeto da CBTU” afirma o superintendente.

A bancária Poliana Daneu, 31 anos, não havia andando de trem até ver uma reportagem sobre o VLT. “Fiquei curiosa para saber como funcionava, por isso, trouxe meus 02 filhos para um passeio e adorei” afirmou Poliana.

A expectativa da CBTU é que a demanda aumente ainda mais quando o trecho de Rio Largo for reativado. As 04 estações do município estão inoperantes devido a obras de recuperação da via férrea atingida pelas chuvas em 2010.

Marcelo Aguiar ressalta que, além da reformulação da via, estão sendo construídas linhas de desvio e novas estações, inclusive com projeto de integração intermodal, para que, após a chegada de mais 05 VLTs, o transporte ferroviário ganhe cada vez mais adeptos.

No próximo domingo, 12, Maceió recebe o 4º VLT. Até o final de 2012 está prevista a entrega dos 04 veículos restantes, totalizando 08 VLTs.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top