Fotônica
é a ciência que trata da manipulação da luz, mais precisamente
dos fótons, é uma ciência nova que teve seu inicio com as teoria
de Max Planck e Albert Einstein, e o desenvolvimento industrial a
partir do surgimento do Laser e da Fibra Óptica. Está em andamento
uma Revolução Industrial Fotônica, surgida em prosseguimento ao
desenvolvimento dos microprocessadores e microcomputador eletrônico
com a introdução da fibra óptica na comunicação entre
computadores na rede global de informática a internet.
AEAMESP - Promove de 10 a 13 de setembro de 2013 a 19ª semana Metro ferroviária |
A
Associação do Engenheiro e Arquitetos do Metrô de São Paulo – AEAMESP , promoveu em sua sede no dia 05 de junho 2013 um Debate
Tecnológico com a palestra sobre a Utilização de Fibra Ótica
(FO) no sistema CBTC – CommunicationsBased Train Control - Controle de Trens Baseado em Comunicação ao
longo da via permanente (anel Ótico) e no material rodante,
apresentada por Louis Eric e Said Hessari representantes da empresa
Multinacional Suiça Huber+Suhner com instalações no Brasil,
empresa que se fundiram em 1969 e foram fundadas em 1864 e 1883.
A
Huber+Suhner é uma empresa com 131 e 149 anos respectivamente de
tradição em pesquisa e inovação no Estado da Arte e da fronteira
tecnológica da modernidade e mais uma vez se coloca a frente ao
desenvolver para o setor ferroviário a ultima palavra em inovação,
com a introdução de fibra óptica para transmissão de dados via
laser através de opto acopladores para a comunicação e
acoplamento dos computadores eletrônicos e sistema de comunicação
de controle dos trens e para atendimento dos passageiros usuários
dos trens na utilização de celulares 4G, Tablets , SmartPhones e
computadores pessoais.
Trem da CAF Brasil da CBTU Metrô Recife com equipamentos fotônico |
A
excelente palestra dos representantes da Hubner + Suhner, Louis Eric e Said Hessari na AEAMESP demonstra
que as ferrovias e metrôs brasileiro estão entrando na modernidade
do sistema ferroviário a medida que o Metrô de Recife da CBTU está
recebendo os novos trens da CAF construído e montado em
Hortolândia – região de Campinas já instalado com equipamento
com tecnologia de cabos óptico especifico para operação
ferroviária e o Metrô de São Paulo esta implantado o seu sistema
CBTC – Communications Based Train
Control - Controle de Trens Baseado em Comunicação nas linhas 1, 2
e 3 com um sistema de anel em fibra óptica para interligar e
realizar as interface com o sistema de radio frequência com a
finalidade de reduzir o intervalo entre os trens melhorando a
segurança na operação dos trens do metrô de São Paulo.
A
Fotônica pouco conhecida e já presente na vida dos brasileiros, e
recém implantada nos novos trens e metrô do Brasil, vai aos poucos
se firmando no setor ferroviário; cabendo a nós brasileiros
estarmos participando e desenvolvendo soluções e aplicações da tecnologia Fotônica.
Blog Fotônica Século 21
Postar um comentário
Postar um comentário