No trecho pantanoso de Abunã, trabalhadores executam o assentamento dos trilhos sobre uma estiva de galharia para a passagem do trem de lastro. Cerca de 1909-1910. |
Na época da cheia do rio Madeira suas águas sobem 14 metros acima da taxa mínima pluviométrica. Cerca de 1909-1910. |
Autoridades em visita ao trecho concluído da ferrovia Madeira-Mamoré. Cerca de 1909-1910 |
Deslizamento de trilhos provocado por chuvas. Cerca de 1909-1910 |
Acampamento feito com vagões cobertos de folhas de palmeiras para suavizar o calor devido ao sol forte. |
Vista parcial de Porto Velho (Rondônia). Em primeiro plano, oficina de locomotiva. |
Acampamento ao longo da ferrovia Madeira-Mamoré. |
Trabalhadores executam assentamento de dormentes e trilhos em trecho da ferrovia Madeira-Mamoré. |
Trem com passageiros e autoridades em ponte sobre afluente do rio Madeira, por ocasião de inauguração de trecho da Ferrovia. |
Trabalhadores na oficina ferroviária de Porto Velho (Rondônia). À esquerda, locomóveis (máquinas a vapor geradoras de energia montadas sobre rodas) e, ao fundo, o rio Madeira. |
Negras barbadianas e norte-americano da lavanderia a vapor, em Porto Velho (Rondônia). |
Trabalhador hindu. |
Engenheiros americanos e desenhista. |
Trecho da ferrovia Madeira-Mamoré. |
Em trecho pantanoso, na reta do rio Abunã, é construída uma estiva de troncos de palmeiras para o trem do lastro. |
Aspecto interno da lavanderia a vapor em Porto Velho (Rondônia). |
Trabalhadores com proteção de mosquitos. |
Trabalhadores fazendo suas refeições em frente a uma cabana de palmeiras. |
Vista interior de enfermaria do hospital Candelária, entre Santo Antonio e Porto Velho (Rondônia). |
Pousada ao longo da Ferrovia. A placa Hotel Star teria sido colocada pelos próprios americanos, ironizando a precariedade do lugar. |
Inauguração de trecho da ferrovia Madeira-Mamoré. Vagão de 1ª.Classe com bandeira brasileira e norte-americana. |
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