Ferrovia Intermodal Ferrovia Intermodal Author
Title: Debate sobre Transporte Ferroviário no Clube de Engenharia - RJ
Author: Ferrovia Intermodal
Rating 5 of 5 Des:
Devido as grandes dimensões territoriais do Brasil, o País deveria estar servido por uma extensa malha ferroviária que cobrisse, pr...


Devido as grandes dimensões territoriais do Brasil, o País deveria estar servido por uma extensa malha ferroviária que cobrisse, principalmente, a faixa litorânea de 300 a 400 km  no sentido Norte-Sul, pois 85% da população brasileira -  e do PIB - estão nessa faixa. Se essa malha existisse e funcionasse de forma eficiente transportando não somente carga geral, mas também passageiros, haveria uma economia significativa vidas e de redução de prejuízos derivados dos acidentes rodoviários, estimados em R$ 40 bilhões/ano.

Por outro lado, o governo federal lançou em 2012 o novo Programa de Investimentos em Logística, PIL que prevê a adição de doze novos trechos ferroviários, totalizando 11.500 km para atender somente ao transporte de carga (minério de ferro, aço, soja, milho, cimento, etc.) e nada de passageiros! 

Passageiros e carga geral (alimentos, eletrodomésticos,veículos, produtos químicos, combustível, etc.) continuarão seguindo de Norte a Sul por rodovias assassinas, disputando espaços com os automóveis e aumentando os custos dos produtos, ficando presos em incontáveis congestionamentos, etc...

Como se não bastasse, o governo, através da sua Agência Nacional de Transportes Terrestres-ANTT, baixou a resolução 4131/2013 que vai erradicar milhares de km de linhas consideradas antieconômicas para o transporte de cargas
 
Isto posto, pergunta-se: 

- Quem sabe se essas linhas antieconômicas poderiam tornar-se economicamente viáveis para o transporte de passageiros ? 

- Por que as novas ferrovias do PIL não vão transportar passageiros?

Para saber mais sobre essa Resolução e debater com especialistas, veja o convite anexado acima, ou os links das páginas  do
 
 
 
 
o evento   será transmitido pela WEB TV   do
 
 

fale com o clube de engenharia do Rio de Janeiro




Agradecimentos ao Sr.  Antonio Pastori,  amigo e colaborador do CFVV




postado por Carlos Eduardo do Nascimento
 
Blogs:
 

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top