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Title: GE Transportation entrega máquina de bitola métrica para o Brasil
Author: Anderson Nascimento
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A GE Transportation fez a entrega de três locomotivas Dash9 com índice de nacionalização superior a 50%. As máquinas, fabricadas em Conta...
A GE Transportation fez a entrega de três locomotivas Dash9 com índice de nacionalização superior a 50%. As máquinas, fabricadas em Contagem (MG), integram o Plano de Nacionalização Progressiva (PNP), assinado com o BNDES. O acordo fechado em 2012 tem duração de três anos e prevê alcançar índice de nacionalização de até 60% para o modelo de locomotiva de bitola métrica.

As locomotivas serão entregues para a Brado Logística, que investiu na compra de locomotivas nacionalizadas com as condições atrativas oferecidas pelo BNDES. As máquinas visam o transporte de carga na região Sul do País. A parceria entre a Brado Logística e a GE Transportation faz parte dos planos da Brado de ampliar o volume de containers transportados a cada ano.

“O incremento da frota com as locomotivas da GE está totalmente ligado à estratégia de ampliar o volume e o nível de serviço das nossas operações logísticas. Contamos com a parceria da GE para suportar nosso rápido crescimento e nos ajudar a mudar a forma que contêineres são transportados no Brasil”, afirma José Luís Demeterco, presidente da Brado Logística.

Por sua vez, a GE investiu US$ 20 milhões no projeto de nacionalização para a expansão da fábrica e no desenvolvimento de Acho que aqui vale colocar o número de fornecedores que ajudamos a desenvolver fornecedores nacionais, que receberam treinamento e homologação para atender essa demanda. O aporte faz parte do plano de investimentos de US$ 35 milhões da GE para a fábrica de Contagem, no período 2008-2013.

“A GE está totalmente comprometida em trabalhar pelo desenvolvimento de locomotivas e equipamentos para atender à crescente demanda do País em infraestrutura ferroviária. É uma grande satisfação participar desse movimento e apoiar as operações da Brado com a tecnologia necessária para a expansão de suas operações”, afirma Rogério Mendonça, presidente e CEO da GE Transportation.

O contrato com a Brado envolve a compra da Dash9, modelo voltado para a bitola métrica, com oito eixos em plataforma articulada, o que favorece a operação em trechos sinuosos. A locomotiva combina alto esforço trator com baixo peso por eixo e é a única da categoria equipada com tanque de combustível com capacidade de 15 mil litros.

Plano de Nacionalização Progressiva (PNP)
O Plano de Nacionalização Progressiva (PNP) do BNDES é um plano progressivo com metas de nacionalização anuais. Por meio dele, fabricantes acessam linhas de financiamento com prazo de até 10 anos para pagamentos e taxas de juros de 3,5% ao ano.
“A parceria com o BNDES para a nacionalização de locomotivas introduz novas tecnologias na cadeia nacional e ajuda a transformar o País em um polo de produção no segmento ferroviário. Entendemos que o plano é uma oportunidade para fomentar a indústria ferroviária brasileira e ainda facilitar a aquisição das locomotivas. Desta forma, todos ganham”, finaliza Rogério Mendonça, presidente e CEO da GE Transportation para a América Latina.

Fonte: GE Transportation
Publicada em:: 17/01/2014

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