A Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste) assinou, na manhã desta quinta-feira (16), a ordem de serviço para o início dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a criação do trem Brasília (DF) – Luziânia (GO).
Em um período de dez meses, as empresas Vetec Engenharia e Oficina Engenharia Consultores Associados vão elaborar o estudo de viabilidade para a construção do trem. O Governo Federal, por meio da Sudeco, financiará a iniciativa no valor de R$ 1,8 milhão.
No primeiro mês de trabalho, serão executados o diagnóstico, a caracterização do sistema de transporte e a concepção técnica e operacional do serviço.
O diagnóstico deverá abranger a caracterização da área; o levantamento de interferências ambientais e de bens tombados; as análises de estudos, dados e antecedentes disponíveis. A caracterização conterá a análise de integração entre modos e condicionantes e o detalhamento da estrutura ferroviária existente.
O serviço de transporte ferroviário de passageiros a ser estudado considera predominantemente a faixa de domínio do trecho ferroviário que se situa na EF-050, entre Luziânia (GO) e Rodoferroviária de Brasília, com extensão aproximada de 70 quilômetros.
O diretor-superintendente substituto da Sudeco, Cleber Ávila, disse que a intenção é melhorar o trânsito na região Entorno Sul do DF, que abriga quase 500 mil habitantes. Atualmente, existe uma linha férrea entre os dois estados, mas ela é utilizada apenas para o transporte de cargas e não atende o centro de Luziânia (GO).
Fonte: R7
Publicada em:: 16/01/2014
Em um período de dez meses, as empresas Vetec Engenharia e Oficina Engenharia Consultores Associados vão elaborar o estudo de viabilidade para a construção do trem. O Governo Federal, por meio da Sudeco, financiará a iniciativa no valor de R$ 1,8 milhão.
No primeiro mês de trabalho, serão executados o diagnóstico, a caracterização do sistema de transporte e a concepção técnica e operacional do serviço.
O diagnóstico deverá abranger a caracterização da área; o levantamento de interferências ambientais e de bens tombados; as análises de estudos, dados e antecedentes disponíveis. A caracterização conterá a análise de integração entre modos e condicionantes e o detalhamento da estrutura ferroviária existente.
O serviço de transporte ferroviário de passageiros a ser estudado considera predominantemente a faixa de domínio do trecho ferroviário que se situa na EF-050, entre Luziânia (GO) e Rodoferroviária de Brasília, com extensão aproximada de 70 quilômetros.
O diretor-superintendente substituto da Sudeco, Cleber Ávila, disse que a intenção é melhorar o trânsito na região Entorno Sul do DF, que abriga quase 500 mil habitantes. Atualmente, existe uma linha férrea entre os dois estados, mas ela é utilizada apenas para o transporte de cargas e não atende o centro de Luziânia (GO).
Fonte: R7
Publicada em:: 16/01/2014
Postar um comentário
Postar um comentário